MULTICAMPIA

Reitoria Itinerante visita Campus de Santo Antônio da Patrulha e participa de duas inaugurações

Ação tem a intenção de aproximar a reitoria das demandas específicas dos campi

 

Durante o dia 20 de junho, o campus de Santo Antônio da Patrulha recebeu a visita de parte da administração superior da FURG, para a realização da atividade “Reitoria Itinerante”, cujo objetivo aproximar a gestão (Reitoria) das atividades cotidianas dos campi de São Lourenço de Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. A ação tem foco resolutivo, atuando de forma colaborativa com a direção-geral de cada campus, a fim de promover o trabalho de multicampia. Na oportunidade, foram inaugurados dois novos espaços na Unidade Bom Princípio: o Laboratório de Metalurgia, Ensaios e Metrologia e o Núcleo de memória Engenheiro Francisco Martins Bastos.

Notícias Relacionadas
Presentes na comitiva estavam o reitor, Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro; e os pró-reitores Daiane Teixeira Gautério (Assuntos Estudantis), Daniel Porciúncula Prado, (Extensão e Cultura), Lúcia de Fátima Socoowski Anello (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), Sibele da Rocha Martins (Graduação), Rafael Gonzales Rocha (Infraestrutura), Diego D’ávila da Rosa (Planejamento e Administração) e Eduardo Resende Secchi (Pesquisa e Pós-Graduação).

Além destes, os representantes do Gabinete do Reitor, Jacira Prado (Chefe de Gabinete) e Mozart Tavares Martins e Letícia Chaplin (assessores); o Secretário de Comunicação, Law Tissot; a Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Grohs Freire, e os diretores César Serra Bonifácio Costa (Instituto de Oceanografia), Adriana Elisa Ladeira Pereira (Instituto de Matemática, Estatística e Física), Elaine Nogueira (Instituto de Letras e Artes), Cézar Augusto Burkert Bastos (Escola de Engenharia) e Fábio Madeira Peres (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação), também participaram da visita.

No período da manhã, foi realizada uma reunião geral com os servidores do campus (docentes e técnicos), para que a gestão da universidade pudesse ouvir e compreender as demandas locais, além de apresentar as novas ações previstas pela universidade a curto, médio e longo prazo.  Na oportunidade, o reitor apresentou a situação financeira da instituição, que, por mais que ainda seja desafiadora, prevê a possibilidade de melhora futura, o que permite pensar em novas alternativas para melhorar o fluxo contínuo de trabalho. “Nossa presença aqui demonstra nossa vontade de encontrar alternativas para superar os desafios postos, sem relativizar nenhuma questão trazida pela comunidade acadêmica”, explicou.

Durante a tarde foi a vez de ouvir os alunos, também escutando suas questões e colocando a gestão à disposição para a mediação de conflitos e resolução de dificuldades. 

Ainda na tarde ocorreram as inaugurações do Laboratório de Metalurgia, Ensaios e Metrologia, para uso do curso de Engenharia de Produção, e do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume), contando com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado e do integrante do Nume e assessor do reitor, Mozart Tavares Filho.

Nas reuniões, as demandas trazidas pelos docentes incluíram questões relacionadas ao transporte, fortalecimento da multicampia, estratégias para combate da evasão e necessidade de investimentos em laboratórios e incentivo à pesquisa. Já os estudantes solicitaram atenção da gestão aos auxílios estudantis, bem como melhorias na infraestrutura da Casa do Estudante Universitário, nos espaços de convivência da universidade, como cantina e também frisaram e necessidade de atenção ao transporte até o campus.

Membros da equipe se deslocaram até o Corpo de Bombeiros, na finalidade de efetuar a entrega de suprimentos essenciais, conforme previamente listados em ordem de urgência pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, e arrecadados no campus Carreiros. A ação se fez necessária devido aos graves danos ocasionados pelas enchentes no litoral norte do estado que afetaram de maneira significativa Santo Antônio da Patrulha e Caraá.

No final da tarde, um sarau junino organizado pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) promoveu a integração entre os presentes, com rapaduras e comidas típicas locais.

A ação “Reitoria Itinerante” também foi realizada nos campi de São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar nos dias 19 e 22 de junho, respectivamente.

 

Fonte: Claudia Laguna