Estão abertas as inscrições para o curso preparatório para o ENEM 2023, oferecido pelo campus FURG de Santo Antônio da Patrulha através do projeto SACI – Saberes Compartilhados Inclusivos. São apenas 40 vagas e a matrícula poderá ser feita até o dia 7 de agosto através do link no Google Docs.
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O público alvo são estudantes do último ano do ensino médio que estejam matriculados em escolas públicas do município de SAP e o corpo de educadores será formado por alunos dos cursos de graduação da FURG e voluntários externos da comunidade. As aulas serão focadas nas áreas de ciências exatas e naturais, além de todas as disciplinas do quadro obrigatório exigido para o ENEM.
Para dúvidas ou informações adicionais os interessados podem procurar a equipe da SACI através do WhatsApp (51)99537-7568, e-mail projetosacifurg@gmail.com ou ainda pelo Instagram @cursinho_saci.
Sobre o Projeto
O curso é um projeto de extensão universitária vinculada ao Programa de Auxílio aos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS/FURG, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O Curso desenvolve três frentes: a) no acesso propriamente dito ao ensino superior de jovens estudantes oriundos preferencialmente de escola pública. b) na criação de um espaço educacional reflexivo crítico, autônomo, contextualizado, aberto ao devir e inclusivo. c) o processo provocativo de formação de educadores e práticas de gestão em sintonia com a educação popular.
O processo de formação ocorre no contexto educacional do Curso Popular Pré Universitário da Universidade Federal do Rio Grande. Originariamente, o projeto foi pensado com o intuito de proporcionar melhores condições de acesso ao ensino superior para estudantes das classes populares e que estudaram em escola pública. A ideia foi a de proporcionar não só um espaço de educação para administrar e desenvolver os conteúdos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas também um espaço para refletir sobre as temáticas que estão visceralmente conectadas as trajetórias de vida, as experiências vividas e sentidas pelos estudantes em seus contextos locais.