MEIO AMBIENTE

Projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos tem início em Santo Antônio da Patrulha

Proposta inclui educação ambiental e melhorias no sistema de reciclagem

Na última segunda-feira, 31, foi lançada de forma online pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha a primeira etapa do projeto “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos”, do Programa Nacional Lixão Zero, seguindo Edital 2019 do Ministério do Meio Ambiente.

Notícias Relacionadas

Essa fase inicial do projeto tem por finalidade a formação de professores da rede municipal para o programa. Contará com a participação da engenheira ambiental Aline Paez, do Consórcio Pró-Sinos, e a parceria da FURG, por meio do campus FURG-SAP e do Polo Universitário Santo Antônio.

A formação dos docentes constará de quatro encontros virtuais que abordarão gestão de resíduos sólidos domiciliares, compostagem doméstica, logística reversa e práticas de consumo consciente e conceito lixo zero. O primeiro encontro virtual começou no dia 31 de agosto e já está disponível no canal do projeto.

Por outro lado, no último dia 22 de julho teve início a coleta seletiva do lixo no município. “É um grande desejo, algo novo em nossa cidade, que finalmente estamos realizando”, disse o prefeito Daiçon Maciel da Silva.

Santo Antônio da Patrulha foi um dos 21 municípios selecionados dentre 1200 inscritos no citado edital, graças a um projeto apresentando em conjunto pela Prefeitura Municipal e pela FURG através do Campus FURG-SAP, sob a coordenação do professor Jorge Tello Gamarra (EQA/FURG).

A proposta, num total de R$ 5 milhões, engloba educação ambiental, implantação da coleta seletiva, melhorias no sistema de reciclagem e na central de triagem municipal, processamento dos resíduos sólidos em usina e produção e destinação correta de combustível derivado de resíduos (CDR).