O Campus Santo Antônio da Patrulha e a Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Educação (Semed) realizaram nos dias 25 e 27 de setembro a 11ª Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (XI MCCSAP).
FURG-SAP se une ao IFRS-Osório e outras instituições para fortalecer o ensino superior na região
FURG-SAP recebe empresa DaColônia para formar possíveis parcerias
Alunos e professores da FURG participam de Congresso internacional na Argentina
38 escolas participaram da etapa municipal, com 57 trabalhos divididos em quatro modalidades: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; e Ensino Médio. Durante o evento foram escolhidos trabalhos destaques nas quatro modalidades e selecionados cinco estudantes bolsistas de iniciação cientifica (CNPq) para o próximo ano.
A Mostra de Ciências e do Conhecimento é um projeto de extensão do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG em parceria com a Prefeitura Municipal. Segundo o professor Charles Guidotti, coordenador do evento pela universidade, a mostra incentiva o desenvolvimento de projetos científicos, culturais e tecnológicos desde os primeiros anos escolares, através da criação de espaços e tempos de interação entre universidade e escola, estimulando o interesse dos estudantes e professores pela pesquisa e estudos das Ciências de forma criativa, crítica e inovadora.
Conforme esclarece a professora Dalva de Carli, secretária municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha, durante o ano foram desenvolvidas inúmeras atividades de incentivo à cultura científica, como palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas para professores, gestores e estudantes da Educação Básica. Segundo a secretária, essas iniciativas preparatórias para a Mostra da Ciência e do Conhecimento oportunizam momentos de integração entre a escola e comunidade, onde houve a participação também dos pais. “Foi uma celebração, uma festa do conhecimento”, complementa a professora. A coordenação do evento pela Semed foi realizada pelas professoras Rosália Winck e Monalisa Gil.