Agosto é um mês de festa para Santo Antônio da Patrulha. A cidade respira as suas tradições, a literatura e a música com as tradicionais festas anuais, FENACAN, Feira do Livro e Moenda da Canção. Além disso, a FURG também comemora, neste mês, 55 anos de existência, bem como seu campus FURG-SAP, que completa 15 anos de história na cidade. E, nesta junção de comemorações, a FURG-SAP está presente com um stand no corredor institucional da festa, divulgando seus cursos e projetos.
Seja FURG 2026 reúne cerca de 350 visitantes no Campus Santo Antônio da Patrulha
FURG participa da Fenacan 2026
PPG em Ensino de Ciências Exatas participa da 10ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais
Nos dias 9 a 11 de agosto, em paralelo à festa, acontece a 37ª Moenda da Canção, um dos mais tradicionais festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como a 13ª Moenda Instrumental e a 3ª Moendinha e traz shows muito aguardados na cidade como Duca Leindecker e Nei Lisboa.
Além disso, um dos destaques da programação da FENACAN é a 14ª Feira Municipal do Livro, de 7 a 11 de agosto, que tem como Patrona a escritora patrulhense Eloisa Costa e também homenageia a instituição Grêmio Literário Patrulhense (GLP), nesta edição. Em seu encerramento, no dia 11, domingo, a Feira do Livro receberá a professora do Instituto de Letras e Artes da FURG, Joselma Noal, para debater e autografar seu livro “A Memória é uma Folha Seca”.
Após o encerramento da Feira do Livro, de 14 à 18, a FENACAN passa a oferecer um pavilhão dedicado especialmente à agricultura familiar. Serão comercializados produtos típicos e artigos coloniais das agroindústrias do município, artesanato e pescado.
A FURG-SAP marca presença na FENACAN já há alguns anos, reforçando sua participação e compromisso com a comunidade patrulhense, através dos alunos, técnicos e professores.