CULTURA

FURG-SAP presente na 37ª Fenacan e 14ª Feira do Livro do município

Música, literatura, gastronomia típica e muita tradição marcam o mês de agosto em Santo Antônio

 

Agosto é um mês de festa para Santo Antônio da Patrulha. A cidade respira as suas tradições, a literatura e a música com as tradicionais festas anuais, FENACAN, Feira do Livro e Moenda da Canção. Além disso, a FURG também comemora, neste mês, 55 anos de existência, bem como seu campus FURG-SAP, que completa 15 anos de história na cidade. E, nesta junção de comemorações, a FURG-SAP está presente com um stand no corredor institucional da festa, divulgando seus cursos e projetos.

Notícias Relacionadas
A FENACAN é a maior festa de Santo Antônio da Patrulha. Na sua 37ª edição, a Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (FENACAN), acontece do dia 7 a 18 de agosto, no Parque do Ginásio Municipal Caetano Tedesco. A entrada para todos os shows será gratuita e os visitantes ainda contam com praça de alimentação, feira de produtos e serviços, parque de diversões e artigos típicos, além das apresentações artísticas e agricultura familiar.

Nos dias 9 a 11 de agosto, em paralelo à festa, acontece a 37ª Moenda da Canção, um dos mais tradicionais festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como a 13ª Moenda Instrumental e a 3ª Moendinha e traz shows muito aguardados na cidade como Duca Leindecker e Nei Lisboa.

Além disso, um dos destaques da programação da FENACAN é a 14ª Feira Municipal do Livro, de 7 a 11 de agosto, que tem como Patrona a escritora patrulhense Eloisa Costa e também homenageia a instituição Grêmio Literário Patrulhense (GLP), nesta edição. Em seu encerramento, no dia 11, domingo, a Feira do Livro receberá a professora do Instituto de Letras e Artes da FURG, Joselma Noal, para debater e autografar seu livro “A Memória é uma Folha Seca”.

Após o encerramento da Feira do Livro, de 14 à 18, a FENACAN passa a oferecer um pavilhão dedicado especialmente à agricultura familiar. Serão comercializados produtos típicos e artigos coloniais das agroindústrias do município, artesanato e pescado.

A FURG-SAP marca presença na FENACAN já há alguns anos, reforçando sua participação e compromisso com a comunidade patrulhense, através dos alunos, técnicos e professores.

Fonte: Claudia Laguna