No último sábado, 6, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou cerimônia de outorga de grau para 31 formandos dos cursos de Administração, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Exatas do campus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP). O ato ocorreu na Associação dos Caminhoneiros do município, com a presença de autoridades, servidores da instituição, amigos e familiares dos formandos.
Campus FURG-SAP promoverá palestra sobre a capacidade de inovação na indústria chinesa
Etapa municipal da XVI Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha é realizada com sucesso
Campus SAP avalia sua infraestrutura física para o período 2025-2035
Sete formandos foram diplomados como bacharéis em Engenharia de Produção, três em Engenharia Agroindustrial Agroquímica, cinco em Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, onze em Administração e cinco foram licenciados em Ciências Exatas. Dentre eles estava o aluno Pedro Yuri Magalhães, o primeiro aluno com deficiência auditiva a se graduar no campus, beneficiado pelo Programa de Ações Afirmativas da FURG (Proaaf).
Em seus discursos, os oradores das turmas relataram os desafios enfrentados durante suas trajetórias acadêmicas, o apoio das famílias, o papel que os professores e os demais trabalhadores da universidade tiveram em seus anos de graduação, e a felicidade de todos em finalizar esta etapa em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, como a FURG.
Na sequência, foi a vez dos paraninfos homenagearem seus afilhados. Em suas falas, os docentes citaram as dificuldades impostas durante o período da pandemia e a força de vontade e perseverança dos alunos na conclusão da tão sonhada graduação, mesmo com tantos obstáculos.
A cerimônia foi encerrada com a fala do reitor, que destacou a emoção que tomou conta do espaço, durante o evento. “É essa manifestação de alegria e emoção dos formandos e das famílias que faz com que nós continuemos a lutar pela educação. Ela nos inspira e nos fortalece como universidade e mostra que o nosso trabalho impacta milhares de vidas, porque a transformação da sociedade passa pela educação.”
Giroldo parabenizou os formandos citando que eles foram os mais afetados durante o período pandêmico e, portanto, saem vitoriosos por concluírem uma graduação onde houveram tantas barreiras. “Foi difícil pra todos nós que estamos aqui, mas sem dúvida a maior dificuldade foi enfrentada por vocês. O seguimento estudantil foi o mais afetado durante a pandemia e vocês estarem aqui hoje é um sinal de vitória sim”, concluiu.
Desde 2006, a FURG organiza e realiza as cerimônias de formatura dos seus cursos de graduação, garantindo sua natureza oficial e pública. A universidade fornece o espaço, a decoração e as vestes protocolares, permitindo que todos os formandos recebam seus diplomas junto aos seus colegas de turma, sem qualquer custo. Além disso, as solenidades são filmadas e disponibilizadas na página da FURG na internet para acesso posterior.