COLAÇÃO DE GRAU

FURG-SAP celebrou formatura de 31 novos graduados no último sábado, 6

Receberam a outorga de grau formandos dos cinco cursos de graduação do campus

 

No último sábado, 6, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou cerimônia de outorga de grau para 31 formandos dos cursos de Administração, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Exatas do campus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP). O ato ocorreu na Associação dos Caminhoneiros do município, com a presença de autoridades, servidores da instituição, amigos e familiares dos formandos.

Notícias Relacionadas
A sessão solene foi presidida pelo reitor da FURG, Danilo Giroldo. Também compuseram a mesa diretiva a coordenadora do Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha, Franciele Krumennauer (representando a prefeitura); a vice-diretora do campus, Darlene Webler; o diretor a Escola de Engenharia, Cezar Augusto Burkert Bastos; a vice-diretora da Escola de Química e Alimentos, Elisângela Martha Radmann; a diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Audrei Fernandes Cadaval; a diretora do Instituto de Matemática Estatística e Física, Adriana Elisa Ladeira Pereira; a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Bianca Pereira Moreira Ozório, a coordenadora do curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Fernanda Arnhold Pagnussatt; a coordenadora do Curso de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Kessiane Silva De Moraes; o coordenador do Curso de Ciências Exatas Licenciatura, Cristiano Rodrigues Garibotti, e o vice-coordenador do curso de Administração, Leonardo Rosa Rohde.

Sete formandos foram diplomados como bacharéis em Engenharia de Produção, três em Engenharia Agroindustrial Agroquímica, cinco em Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, onze em Administração e cinco foram licenciados em Ciências Exatas. Dentre eles estava o aluno Pedro Yuri Magalhães, o primeiro aluno com deficiência auditiva a se graduar no campus, beneficiado pelo Programa de Ações Afirmativas da FURG (Proaaf).

Em seus discursos, os oradores das turmas relataram os desafios enfrentados durante suas trajetórias acadêmicas, o apoio das famílias, o papel que os professores e os demais trabalhadores da universidade tiveram em seus anos de graduação, e a felicidade de todos em finalizar esta etapa em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, como a FURG.

Na sequência, foi a vez dos paraninfos homenagearem seus afilhados. Em suas falas, os docentes citaram as dificuldades impostas durante o período da pandemia e a força de vontade e perseverança dos alunos na conclusão da tão sonhada graduação, mesmo com tantos obstáculos.

A cerimônia foi encerrada com a fala do reitor, que destacou a emoção que tomou conta do espaço, durante o evento. “É essa manifestação de alegria e emoção dos formandos e das famílias que faz com que nós continuemos a lutar pela educação. Ela nos inspira e nos fortalece como universidade e mostra que o nosso trabalho impacta milhares de vidas, porque a transformação da sociedade passa pela educação.”

Giroldo parabenizou os formandos citando que eles foram os mais afetados durante o período pandêmico e, portanto, saem vitoriosos por concluírem uma graduação onde houveram tantas barreiras. “Foi difícil pra todos nós que estamos aqui, mas sem dúvida a maior dificuldade foi enfrentada por vocês. O seguimento estudantil foi o mais afetado durante a pandemia e vocês estarem aqui hoje é um sinal de vitória sim”, concluiu.

Desde 2006, a FURG organiza e realiza as cerimônias de formatura dos seus cursos de graduação, garantindo sua natureza oficial e pública. A universidade fornece o espaço, a decoração e as vestes protocolares, permitindo que todos os formandos recebam seus diplomas junto aos seus colegas de turma, sem qualquer custo. Além disso, as solenidades são filmadas e disponibilizadas na página da FURG na internet para acesso posterior.

 

Galeria

Receberam a outorga de grau formandos dos cinco cursos de graduação do campus

Foto: Ane Ramos e Gui Vargas

Fonte: Claudia Laguna