COVID-19

FURG e Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha debatem sobre prevenção do Coronavírus

Encontro estabeleceu estratégias de combate ao vírus no meio acadêmico

Foto: Divulgação

Convidada pela direção do Campus Santo Antônio da Patrulha, a coordenadora de vigilância sanitária do município, Rosimeri Numer, participou de uma reunião para orientações sobre o Coronavírus (Covid-19).

Notícias Relacionadas
Na oportunidade, Antônio Valente, diretor do campus, esclareceu a preocupação da comunidade acadêmica, tendo em vista que o Campus Santo Antônio da Patrulha encontra-se numa região onde concentram-se os casos considerados suspeitos no Rio Grande do Sul, como em Porto Alegre, de onde procedem um número significativo de servidores e estudantes.

Rosimeri destacou para os representantes da secretaria, coordenadores de cursos, coordenação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), presentes no encontro, que a prioridade é focar na "etiqueta respiratória". Segundo ela, é a melhor forma de prevenção, isto é, quando, tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço e lavar as mãos frequentemente.

A representante da Secretaria Municipal da Saúde, além de orientar o campus em como proceder em casos de ocorrências suspeitas, abordou também a importância da prevenção ao sarampo, febre amarela e gripe H1N1. Rosimeri também informou que a vacinação da H1N1 terá início no dia 23 de março para os grupos considerados de risco. Já a campanha contra a febre amarela terá início no dia 28 de março, segundo a coordenadora.

O Campus Santo Antônio da Patrulha recebeu um vídeo para prevenção ao Covid-19, que deverá ser divulgado para toda a comunidade acadêmica, além de conversa sobre o tema em salas de aulas com os estudantes, que deverão também ser orientados a procurar uma das salas de vacinas nos postos de saúde da cidade durante as campanhas de vacinação previstas para os próximos dias.