Durante a solenidade de abertura da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Sonho e Arroz (Fenacan 2019), realizada na quarta-feira, 14, em Santo Antônio da Patrulha, a FURG e o Polo Universitário Santo Antônio, onde a universidade também oferece cursos a distância, receberam homenagens especiais.
Equipes da FURG Santo Antônio da Patrulha divulgam Vestibular 2027 em escolas da região
Projeto promove formação em segurança de alimentos
Campus SAP realiza Seminário de Revisão do Estatuto
A FURG recebeu a homenagem pelos seus 50 anos e pelos 10 anos do Campus Santo Antônio da Patrulha, já o Polo Universitário foi homenageado pelos seus 12 anos de existência.
A universidade foi representada pela reitora, professora Cleuza Maria Sobral Dias, e pelo diretor do campus, Antônio Valente. O Polo Universitário foi representado pela sua coordenadora, professora Dilce Vicente. Professores, técnicos, estudantes e terceirizados do Campus Santo Antônio da Patrulha prestigiaram o evento, que nesta edição reúne também a 9ª edição da Feira Municipal do Livro, 3º Feirão da Acisap/CDL, 33ª Moenda da Canção e 9ª Moenda Instrumental.
Na oportunidade, a reitora relembrou o início da caminhada da FURG em Santo Antônio da Patrulha e destacou o esforço da administração municipal e da comunidade em ter o ensino superior no município. "Tivemos sempre, com o vice-prefeito Zezo e com o prefeito Daiçon, o apoio e a luta para que a universidade viesse para Santo Antônio, acompanhada pelo esforço da população patrulhense". Começamos, já estamos com cinco cursos e novos virão. A FURG está com raízes neste município e só temos a agradecer esta relação de parceria com a prefeitura e com a comunidade. Vida longa à FURG, vida longa à Fenacan!".
No início da solenidade, o grupo teatral Metamorphose contou um pouco da história dos homenageados, como o patrono da Feira do Livro, Jaime Müller e a escritora homenageada, Ana Zenaide Ourique. De forma criativa fez também uma referência à FURG, especialmente aos primeiros cursos de graduação oferecidos no campus.
Participação
A direção e a secretaria administrativa do Campus Santo Antônio da Patrulha montaram um estande que funcionou diariamente das 8h30 às 22h30 para receber autoridades do município e região, convidados e a comunidade patrulhense.
Professores, técnicos em educação, estudantes e terceirizados participaram ativamente do maior evento cultural do município e marcaram presença no estande da FURG, onde foram apresentados vídeos sobre os 50 anos da universidade e divulgados os cursos presenciais oferecidos em Santo Antônio da Patrulha: Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia da Produção e Administração.