INTERAÇÃO MULTICAMPI

Comitiva Patrulhense visita FURG em Rio Grande

Representantes da comunidade patrulhense foram recebidos no campus carreiros pela administração superior da FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na intenção de aproximar ainda mais o município de Santo Antônio da Patrulha da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), uma comitiva de autoridades patrulhenses esteve, nos dias 10 e 11 de maio, em visita às instalações da instituição, na cidade de Rio Grande. A viagem foi liderada pelo diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente, e também incluiu uma participação na 48ª Feira do Livro da FURG, além de uma recepção na Prefeitura municipal.

Notícias Relacionadas
Integraram a comitiva o vice-prefeito Marcelo Gaúcho; o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre; o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Alexandre Airoldi; o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente em exercício, Samuel Schmidt Souza; e os vereadores Ezequiel Peixoto, Gilberto Souza (Tio Beto), Valtair Andrade (Pelado), João Eliseu de Souza Meregali (Chocolate), Ricardo Pires e Gabriel Dietrich.

Recepção

A comitiva foi recebida no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Sul (Cidec-Sul), onde o vice-reitor, Renato Duro Dias, apresentou um vídeo institucional da universidade. O material condensa informações sobre os cursos de graduação, programas de pós-graduação, infraestrutura, organização administrativa e demais componentes do cotidiano universitário no Campus Carreiros. Estiveram também presentes na oportunidade a pró-reitora de graduação, Sibele Martins; a pró-reitora de assuntos estudantis, Daiane Gautério; e a chefe de gabinete, Jacira Prado.

De acordo com Renato, o momento representou uma importante oportunidade para o estreitamento dos laços da instituição com a comunidade externa, demonstrando as potencialidades da universidade e como ela impacta o ambiente em que está inserida. “Essa visita representa um importante avanço na consolidação da FURG em Santo Antônio da Patrulha. A universidade tem mantido constante diálogo com a comunidade e com as lideranças locais com intuito de prospectar ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação que culminem no desenvolvimento daquela região. A FURG cultiva estas parcerias como mecanismos de interação entre universidade e sociedade", explicou o vice-reitor.

Demais atividades

Seguindo o cronograma, o grupo esteve no Parque Tecnológico da FURG (Oceantec) - que, em breve, também terá uma sede própria em Santo Antônio. O diretor do parque, Artur Gibbon, apresentou todas as modernas e tecnológicas instalações do local, que serve como uma incubadora para empresas inovadoras. Para o vice-prefeito, “essa visita para conhecer as instalações da FURG é mais uma etapa de nossa parceria com a universidade, um laço que estamos sempre procurando fortalecer ainda mais”, afirmou Marcelo.

Entre a programação da visita, a comitiva também marcou presença na 48ª Feira do Livro da FURG, uma das maiores do estado, que acontece na Praia do Cassino; além de aproveitar a oportunidade para conhecer alguns dos museus que compõe o Complexo de Museus e Centros Associados da FURG, como o Museu Oceanográfico, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), o Eco-museu da Ilha da Pólvora e o Museu Antártico.

Executivo Municipal

Na manhã da quarta-feira, 11, os patrulhenses foram recebidos pelo prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, na Prefeitura Municipal, que destacou a importância das duas cidades – ambas entre as quatro mais antigas do Rio Grande do Sul. O gestor apresentou, ainda, uma breve contextualização acerca do desenvolvimento de Rio Grande, encerrando a última agenda da excursão.

Também estiveram presentes na viagem, o assessor jurídico e a assessora legislativa da Câmara, Ângelo Jardim e Kamila Moreira, a professora Sinara Ferreira Gomes, representando a Secretaria municipal de Educação, o assessor de imprensa da prefeitura, Gregório Reis e o professor da Escola de Engenharia da FURG Beniamin Archilles Bondarczuk.

 

Galeria

Representantes da comunidade patrulhense foram recebidos no campus carreiros pela administração superior da FURG

Hiago Reisdoerfer/Secom