10 Anos

Campus Santo Antônio da Patrulha promove Feira Agroecológica e Brechó Universitário

Momento de integração proporciona dinâmica de trocas e comercialização de produtos orgânicos

Foto: Divulgação

No dia 19 de setembro ocorreu mais uma edição da Feira Agroecológica na Unidade Cidade Alta do Campus Santo Antônio da Patrulha, junto com o Brechó Universitário – Cabide Solidário, promovido pelo Grupo Empreendedorismo Social (GES).

Notícias Relacionadas
A Feira Agroecológica ocorre quinzenalmente, nas quintas-feiras, na Unidade Cidade Alta da FURG, desde março de 2019. A feira tem objetivo de comercializar os produtos de agricultura familiar, seguindo os princípios de produtos saudáveis, orgânicos e de preço justo, em uma concepção de que os alimentos precisam cumprir seu papel de serem fontes de vida.

 Segundo o acadêmico de Engenharia Agroindustrial – Indústrias Alimentícias, Dioges Giehl, os produtos são fornecidos por estudantes do campus e suas famílias, residentes em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, bem como de agricultores familiares da região. Entre os produtos estão pães, queijos, sucos, mel, geleias, farinha de milho, filés e iscas de peixe, bolos, trufas, cupcakes, rosquinhas, rapaduras, queijadinhas, hortaliças e folhosas, além de alguns artesanatos.

O Brechó Universitário – Cabide Solidário visa incentivar o reuso de roupas e calçados, fomentando a comercialização através de preços simbólicos e resgatando o espírito solidário e de reaproveitamento como forma de preservação ambiental. A pretensão é manter o brechó na universidade, junto com as feiras, ampliando para uma dinâmica de trocas solidárias, em que as pessoas tragam roupa ou calçados para trocá-las por outras peças trazidas por outras pessoas.

O desejo de realização de feiras periódicas dentro do Campus Santo Antônio da Patrulha vem de longa data, observa a professora Darlene Webler, responsável pelo GES, e conta com o apoio do docente Cristiano Schmidt, atual coordenador do Curso de Engenharia Agroindustrial – Indústrias Alimentícias. Trata-se de uma iniciativa implementada no ano em que o campus completa 10 anos de existência.