Santo Antônio da Patrulha

Campus FURG-SAP realiza estudos para credenciamento dos seus laboratórios

Processo será conduzido por um grupo de trabalho coordenado pela direção da unidade

A partir de uma demanda identificada pelo segmento da Economia Solidária do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) em Santo Antônio da Patrulha em relação à necessidade de realização de análises de produtos de origem animal e vegetal de agroindústrias familiares no município e região, identificou-se a necessidade de credenciar os laboratórios da unidade. Para isso, reuniu-se um grupo de trabalho para discutir os possíveis encaminhamentos, envolvendo técnicos e docentes da área química e de alimentos.

Notícias Relacionadas

O grupo

Coordenado pela direção do Campus, o grupo foi constituído para debater o tema e os encaminhamentos necessários para a emissão de certificação dos laboratórios conforme a norma ISO 17025, da Organização Internacional de Normalização (ISO). Os laboratórios em questão estão no Centro Tecnológico, situado na Unidade Bom Princípio (UBP) do Campus da FURG-SAP.

"Trata-se de uma força de trabalho que exige grande envolvimento de todos, seja em tratativas junto à reitoria, à Escola de Química de Alimentos (EQA) e entes externos para fins de diferentes encaminhamentos burocráticos e financeiros, seja na identificação de necessidades de equipamentos, espaços físicos e recursos humanos necessários", explicou a vice-diretora do Campus, Darlene Webler. Cabe destacar que, atualmente, os laboratórios estão preparados para a realização das referidas análises, faltando apenas a certificação de qualidade ISO, o que possibilitará à FURG atender grandes demandas regionais, tanto em testagens de origem animal e vegetal, quanto de águas e solos.

De acordo com a técnica-administrativa em Educação Márcia Silveira e o professor Manoel Leonardo Martins, ambos da EQA, a iniciativa se trata de um processo geralmente longo, uma vez que depende de diferentes etapas de creditação, certificação, calibração de equipamentos, estrutura, reagentes, pessoal técnico e assim por diante.