Santo Antônio da Patrulha

Campus FURG-SAP e Oceantec avaliam projetos para o litoral norte

Encontro debateu propostas em andamento e novos projetos para o desenvolvimento regional

Na tarde da última quinta-feira, 23, durante encontro online promovido pela direção do Campus Santo Antônio da Patrulha e a direção do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), servidores e representantes da empresa júnior Engersolution debateram iniciativas para o desenvolvimento regional do litoral norte do estado, por meio da inovação tecnológica. Entre os temas debatidos durante a reunião, destacam-se as tratativas da direção do campus com a Prefeitura Municipal que permitirá o uso de espaços físicos para a instalação da incubadora Innovatio, bem como da Engersolution, previsto para ocorrer a partir de outubro.

Notícias Relacionadas

Participaram do encontro o diretor do Oceantec, Artur Gibbon, o diretor e a vice-diretora do Campus FURG-SAP, Antônio Valente e Darlene Webler, além de docentes e técnicos que integram a comissão local do Parque Tecnológico. Na oportunidade, também se tratou da realização de eventos a respeito de questões ambientais e investimentos no litoral norte com a participação do corpo técnico da universidade e inúmeros municípios da região, atendendo à vocação institucional para ambientes costeiros e oceânicos.

A proposta em elaboração, coordenada pela direção do campus com a finalidade de credenciar os laboratórios de Química do Oceantec em Santo Antônio da Patrulha para a realização de ensaios técnicos foi outro tema debatido durante o encontro. Para Gibbon, a iniciativa é de extrema importância para o campus, no que toca o atendimento às demandas regionais.

Por fim, foram apresentadas propostas relacionadas à economia solidária em planejamento pelo grupo local do parque, tema inédito ao Oceantec, em desenvolvimento na cidade devido ao grande número de agroindústrias familiares existentes, bem como as propostas em estudo para a inclusão dessas pequenas indústrias no desenvolvimento do turismo, especialmente na área rural.