O Encuentro Iberoamericano de Colectivos y Redes de educadoras y educadores que investigan desde la escuela y la comunidad para la Emancipación ocorre de 3 em 3 anos e, em sua décima edição, acontece na cidade de Salta, Argentina, entre os dias 8 e 10 de agosto de 2024. Professores e estudantes dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e de Pós-Graduação Educação em Ciências (PPGEC), dos campi Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande, vinculados a Rede Cirandar, estão participando deste potente encontro de redes de investigação-formação docente que integra coletivos de redes do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Venezuela e Espanha.
FURG-SAP se une ao IFRS-Osório e outras instituições para fortalecer o ensino superior na região
FURG-SAP recebe empresa DaColônia para formar possíveis parcerias
FURG-SAP presente na 37ª Fenacan e 14ª Feira do Livro do município
O grupo está apresentando no Congresso as ações de pesquisa e projetos de extensão realizados pelos programas, como por exemplo a Mostra de Ciências e do Conhecimento de SAP, a Mostra de Produtos Educacionais.
O Congresso Ibero Americano, começa um ano antes do encontro presencial, com as apresentações dos projetos em encontro nacional e internacional de conversação, onde a FURG já vinha participando com seus trabalhos. Existem projetos e professores de toda a América Latina, vindo do Peru, Bolívia, Venezuela, México e também da própria Argentina.
Os trabalhos enviados no início passam por diversas rodas de conversa e todo esse processo culmina no encontro presencial das redes convocantes, o Congresso.
A Rede convocante da FURG é a Rede Cirandar, "com intenso trabalho de professores da Educação Básica, que faz parte de um Coletivo Brasileiro de Redes (RIE; Cirandar, FORMAD e ALE) com intenso trabalho para fomentar processos formativos entre redes e coletivos de docentes que fazem investigação desde a escola, segundo a Professora Aline Dorneles (EQA).
No segundo dia de chegada ao país, a comitiva fez uma expedição pelo interior da Província de Salta (quase até a divisa com a Bolívia), conhecendo Institutos de Formação de Professores, escolas, comunidades, como a Guarani, interagindo com os locais.
Para o professor Charles Guidotti (IMEF), coordenador do PPGECE, “é interessante essa interação intercultural, até para compreender as origens dos conceitos educacionais da América Latina”.
Guidotti ressalta ainda que “daqui há 3 anos vamos tentar uma delegação maior do Brasil, principalmente da FURG e especialmente de Santo Antônio da Patrulha para participar”.
O Congresso é mais um evento internacional de educadores, levando a voz e a representatividade dos servidores da Rede Brasileira de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o diálogo com outras nacionalidades e culturas.