EMPREENDEDORISMO

Diretor-superintendente do Sebrae RS visita Estação Marinha de Aquacultura

Espaços e as potencialidades da EMA foram mostrados a diretoria executiva da entidade

Foto: Fernando Halal

Na tarde de segunda-feira, 9, a convite do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e do diretor do OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico, Artur Gibbon, a comitiva do Sebrae RS, formada pelo diretor-superintendente André Vanoni de Godoy, pelo diretor técnico Ayrton Pinto Ramos e pelo gerente da região Sul, Ciro Vives, visitaram as dependências da Estação Marinha de Aquacultura (EMA) da FURG, no balneário Cassino.

Notícias Relacionadas

Na ocasião Gibbon apresentou a capacidade instalada da FURG através do Parque Tecnológico e mencionou a importância do Sebrae RS em conhecer a universidade e seus projetos. “O objetivo principal de uma visita como esta, é mostrar para a direção do Sebrae RS a potência da FURG nas diversas áreas do conhecimento. Escolhemos a EMA, que eles não conheciam ainda, por saber de todo o potencial envolvido nesta unidade, principalmente em termos de pesquisa. E nos últimos tempos, em especial neste ano, na geração de startups que vem diretamente desta unidade, e assim, é importante que eles percebam esse ambiente, a infraestrutura e a nossa capacidade. Dessa forma, nossa expectativa está no possível interesse nos grupos de pesquisas e nos projetos de inovação. Nós temos muito o que mostrar enquanto FURG para eles”.

O coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas, Alessio Almada, apresentou a Incubadora de Empresas de base tecnológica da FURG (Innovatio) e ressaltou a existência da startup AlgaSul - empresa pré-incubada no OCEANTEC, que visa produzir óleo de microalgas marinhas rico em ômega-3 para comercialização. O vice-reitor da FURG destacou o crescente despertar dos alunos para o interesse na criação de startups e o professor Wilson Wasielesky ao apresentar as pesquisas desenvolvidas na EMA afirmou que os pesquisadores estão procurando investir na área do empreendedorismo.

Além disso, professor Wilson apresentou a diretoria executiva do Sebrae RS o objetivo de criação da Estação Marinha, seu crescimento com o curso de pós-graduação e do aporte financeiro que proporcionou o desenvolvimento da EMA. E salientou que atualmente o desafio está em manter a estrutura existente.

Antes de conhecerem as dependências da Estação, foi apresentada também a estrutura dos laboratórios e estufas e as linhas de pesquisa do curso de pós-graduação em Aquicultura.

Após conhecer os laboratórios, estufas, ambientes de criação de peixes e camarões e toda a potência na área da biotecnologia, André de Godoy falou sobre a importância da aproximação do Sebrae RS com a universidade e sobre as impressões que teve do trabalho desenvolvido pela Estação Marinha. “A impressão foi a melhor de todas, porque o trabalho que é desenvolvido aqui tem um mérito de estimular a pesquisa aplicada, que é algo que o Sebrae defende, que a academia não fique isolada do mercado. Isso é bom porque desenvolve ações práticas para o mercado e também uma fonte de financiamento para as próprias universidades que podem através da pesquisa aplicada receber investimento de instituições e empresas privadas para o desenvolvimento de suas pesquisas. O Sebrae está sempre parceiro de boas ideias e nesta gestão nós estamos com foco na inovação, então enxergamos um campo fértil para desenvolver projeto em conjunto com a FURG na área de pesquisa aplicada e inovação com reversão direta para os pequenos e micro empresários que lidam diretamente com negócios marítimos, como os projetos desenvolvidos aqui na EMA”.

 

 

 

Galeria

Direção executiva do Sebrae RS conheceu as dependências da EMA.

Fernando Halal