INTERNACIONALIZAÇÃO

FURG recebe visita e palestra de professora francesa

Cooperação internacional é proporcionada por projeto aprovado junto ao programa Capes/Cofecub

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

 A FURG, por meio da Escola de Química e Alimentos (EQA), recebeu nessa última terça-feira, 24, a professora Céline Laroche, do Institut Pascal da Université Clermont Auvergne, da França. A passagem da pesquisadora foi motivada pelo projeto conjunto entre a FURG, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a instituição francesa, possibilitada pelo programa Capes/Cofecub. Na manhã de quarta, 25, a professora proferiu a palestra “Microalgae at the Institute Pascal”, dando início a uma agenda de cinco dias na universidade.

Na oportunidade, a professora apresentou seu trabalho, suas linhas gerais de pesquisa e os resultados obtidos por seu grupo de pesquisa no Institut Pascal da Université Clermont Auvergne. Em um segundo momento, o tom do discurso adquiriu uma tonalidade convidativa, aproximando novos estudantes da EQA às questões abordadas pelo projeto, assim, promovendo uma oportunidade para os discentes interessados juntarem-se aos trabalhados desenvolvidos no projeto de cooperação internacional.

A pesquisadora, que chegou ontem, 24, à FURG, ficará até o dia 30 de setembro em visita aos laboratórios de Engenharia Bioquímica (LEB), Microbiologia e Bioquímica (MiBi) e Biotecnologia (Biotec). Sua vinda tem o objetivo de implantar o conceito de biorrefinaria microalgal visando a biofixação de CO2, aliado ao estudo de extração de exopolissacarídeos e da nanotecnologia.

O projeto

De acordo com o professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos (PPGECA)Jorge Alberto Vieira Costa, o projeto que une ambos países em cooperação científica foi aprovado em 2018, porém iniciado em 2019, envolvendo a FURG, a UFPR e a Université Clermont Auvergne. Esse projeto de pesquisa tem como foco a produção e cultivo de microalgas para uso em alimentos e outros bioprodutos. “A professora trabalha muito com exopolissacarídeos. A gente trabalha com biofixação de CO2, e portanto, estamos agora juntando nossas habilidades e conhecimentos para obter resultados significativos a partir da parceria”, apontou o docente.

Como reflexo dessa aproximação, já existe uma pesquisadora da FURG, ex-aluna do PPGECA, fazendo seu pós-doutoramento junto à equipe da professora Céline, na França. “Temos também a previsão de outros seis ou sete alunos que serão enviados para pós-graduação sanduíche na Université Clermont Auvergne, e, ainda, a vinda de outros professores e pesquisadores franceses para realizar trabalhos, estudos e palestras junto à FURG, durante quatro anos”, pontuou o professor Jorge Alberto.

Ainda de acordo com o professor, Céline virá para o Brasil uma vez por ano, seguida pela visita de outros professores e pesquisadores da instituição francesa, também em uma periodicidade anual. O projeto permite, também, que dois estudantes franceses venham à FURG para realizar pesquisas anualmente, sendo um estudante de doutorado – que pode permanecer na universidade por dois meses -, e outro de pós-doutorado – que pode permanecer na universidade por um mês.

Resultados

Como o projeto está em fase de desenvolvimento e implementação, no momento, os participantes estão montando um protótipo na França, para que, em seguida, possam apresentar os primeiros resultados palpáveis e aplicáveis. “Estimamos, com isso, aumentar a produção de biomassa em microalgas, que tem aplicação em vários ramos tanto de alimentos quanto química fina e farmacêutica, e, também, somamos esforços na pesquisa em biofixação de CO2, altamente discutida nos dias atuais em função do aquecimento global”, completou o professor.