Uma das principais narrativas da ciência na atualidade é tornar universal o acesso a dados de pesquisa, sobretudo aquela financiada com recursos públicos. Esta motivação comum está na base do movimento pelo acesso aberto à informação científica, iniciado no final dos anos 1990. Com essa filosofia em mente, o Sistema de Bibliotecas (SIB) lançou uma listagem de bases de dados de acesso e outras que são de acesso restrito a técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e discentes da FURG.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
São mais de 30 bases divididas em áreas do conhecimento e que contêm plataformas de e-books, artigos, teses, dissertações e outro materiais que poderão auxiliar os usuários no acesso à informação neste período. A listagem é única, sendo dividida em bases com acesso temporário e as que são divididas pelas grandes áreas do conhecimento. O link de acesso é este.
O diretor do SIB, Clériston Ramos, explica que as bases de acesso aberto podem ser acessadas por todos, inclusive a comunidade externa. "As listas que possuem alguma restrição na própria base têm descrição própria. Por exemplo: o portal de periódicos Capes (multidisciplinar) é restrito e pode ser acessado por quem possui matrícula ou Siape pela FURG", afirma.
A professora Angélica Miranda, do curso de Biblioteconomia, falou sobre bibliotecas digitais e outros assuntos relacionados durante recente live do AVA Formação. "Estamos vivendo um momento ímpar na história, e é importante compartilhar conhecimento para responder questões emergentes e globais", disse ela. "Estamos trabalhando para que os estudos financiados com recursos públicos estejam disponíveis para a sociedade", completou a professora.
No site, é possível verificar os números atuais do material reunido. Confira abaixo:
Bases de Acesso Temporário - 19 acessos
Multidisciplinares - 366 acessos
Ciências da Saúde - 54 acessos
Ciências Agrárias - 23 acessos
Ciências Sociais Aplicadas - 35 acessos
Ciências Humanas - 33 acessos
Linguística, Letras e Artes - 29 acessos
Mais informações podem ser obtidas acessando o vídeo abaixo:
O que são bases de dados?
Coleções eletrônicas que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos.
As bases de dados reúnem revistas científicas, que disponibilizam acesso a artigos, referências, vídeos, entre outros. Algumas bases de dados são multidisciplinares (englobam várias áreas do conhecimento) e outras podem ser específicas.