Na manhã desta última segunda-feira, 10, a reitora Suzane Gonçalves; o vice-reitor, Ednei Primel; e o secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer, receberam a visita de quatro professores da Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec). Na oportunidade, os docentes debateram questões relacionadas à rede Bioma Pampa - da qual a FURG é integrante – além de estreitar a parceria entre as instituições, manifestada por meio do programa de pós-graduação internacional em Robótica e Inteligência Artificial, ministrado pela FURG na Utec.
Compuseram a comissão visitante os docentes Marcelo Ubal, Emiliano Barboza, Nahuel Peña e Cecilia Gularte.
Rede Bioma Pampa e suas possibilidades
Marcelo é um dos criadores da rede Bioma Pampa, junto com a FURG, que surge em 2024 com o compromisso de assegurar o acesso à educação superior para todas as pessoas latino-americanas, por meio de uma colaboração acadêmica e científica efetiva, com atenção voltada às regiões fronteiriças e aos biomas compartilhados. Atualmente, o grupo é formado por instituições gaúchas, uruguaias e, recentemente, argentinas.
Para Dariano, a visita dos professores uruguaios tem o intuito de apresentar a rede para a nova gestão, comentando sobre os principais objetivos da iniciativa e as formas de cooperação internacional que ela oferece. “O professor Marcelo também comentou sobre o primeiro mestrado em tripla titulação do mercosul, conquista de um aluno da FURG que vai ter o titulo entregue pela Utec e por uma universidade da Argentina. Esse diploma fica livre de exigências de validação em qualquer um dos três países; a ideia é avançar nesse tema junto as demais áreas do conhecimento”, explicou o secretário.
Ainda segundo Dariano, a rede contempla uma filosofia que é muito importante para a FURG: fortalecer os laços do “sul do sul”, como pontua o secretário. Essa visão de mundo busca criar e fomentar formas de cooperação junto aos países vizinhos, e também, os demais países do continente. Essa aproximação promove não apenas trocas que são vitais para o fazer científico, mas também promove a oportunidade de intercâmbio de alunos, técnicos e professores, proporcionando uma vivência globalizada e consciente das demandas da América Latina. Com isso, a FURG se coloca à frente de processos essenciais de transformação social e se compromete, ainda mais, em ser referência nas mais diferentes áreas em que vem se destacando ao longo da sua história.