O gabinete da reitoria promoveu na manhã desta sexta-feira, 2, uma reunião com diretores das Unidades Acadêmicas da FURG. O objetivo foi debater o programa Future-se, anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC) com a proposta de contratar Organizações Sociais para dar suporte aos eixos do Programa.
Secom lança vídeo sobre como recuperar senha no Sistemas FURG; confira.
Programa Socializando a Leitura é homenageado pelo Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras
Professora aposentada relembra trajetória no Imef na sexta carta da ação “Instituições São Pessoas”
Membro da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a reitora Cleuza Maria Sobral Dias esclareceu que, a partir dos encontros mais recentes, cada universidade passou a estudar a proposta a fim de esclarecer a sociedade acerca dos possíveis efeitos do Future-se. “O objetivo é debater profundamente a proposta e manter firme a defesa dos princípios da autonomia universitária, da manutenção dos concursos públicos e da garantia de financiamento público para o funcionamento da universidade”, disse. “O modelo de gestão proposto ameaça a autonomia universitária e não responde aos reais desafios da educação superior no nosso país”, acrescentou a reitora.
O vice-reitor Danilo Giroldo apresentou uma análise preliminar do projeto e uma proposta de discussão a ser feita em Rio Grande (ver abaixo), a fim de esclarecer as comunidades interna e externa à universidade sobre o programa, que está em consulta pública até o dia 15 de agosto. “Qualquer pessoa poderá opinar, independente do seu conhecimento sobre universidade, então é importante que essa discussão seja aberta a toda a comunidade para que possamos fornecer a ela subsídios”, destacou. “É uma situação muito perigosa, e que se soma ao atual bloqueio e o descontingenciamento orçamentário a conta-gotas que vem nos atingindo a cada mês”, completou o professor.
O diretor da Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG, Edison Barlem, concorda que o apoio da população é de extrema importância. “Estamos falando de uma consulta pública, e infelizmente há muitas opiniões infundadas por aí, de quem não vivencia a situação”, comentou.
“Neste momento, temos de pensar em estratégias de ação e nos manter coletivamente organizados. Muitas pessoas estão iludidas achando que esse programa irá nos ‘salvar’, e vamos agregar ações para tentar reverter esse quadro”, apontou a diretora do Instituto de Educação (IE), Maria Renata Alonso Mota.
Mobilização
No início da semana, a Andifes divulgou uma carta reiterando a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A associação garantiu que promoverá seminários para debater o projeto, mobilizando especialistas, entidades científicas e parlamentares. “A Andifes conclama (...) todas as universidades federais a avaliarem os aspectos estruturantes da proposta, assim como suas consequências, à luz dos princípios constitucionais e dos valores mais elevados que orientam a vida universitária”, disse o comunicado.
Consulta pública
A proposta do Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se está disponível na internet para consulta pública. Qualquer pessoa pode acessar o sistema e fazer um cadastro. É preciso informar nome, e-mail e CPF, além de criar uma senha de acesso. O prazo para enviar contribuições vai até o dia 15 de agosto, segundo o MEC.
A proposta pode ser lida na íntegra na página da consulta pública. Em seguida, é possível acessar, separadamente, os nove trechos do texto e, para cada um deixar, um comentário e dizer se acha que o tópico está totalmente claro, claro com ressalvas ou se não está claro. Ao final, é possível deixar ainda um comentário geral sobre a proposta.
As contribuições serão compiladas e uma proposta de mudança na legislação será apresentada posteriormente. A minuta do projeto de lei que viabiliza a implementação do programa já se encontra acessível para a consulta pública e, será, então, posteriormente encaminhada ao Congresso Nacional.
Proposta de discussão da Reitoria na FURG
- Participação em reuniões nas Unidades Acadêmicas – a partir de 6 de agosto
- Reunião com sindicatos e entidades representativas – a partir de 6 de agosto
- Gabinete Ampliado – 5 de agosto
- Reunião Pública aberta à comunidade externa – 12 de agosto, 18h30, no Cidec-Sul