Na última quinta-feira (29), no auditório das Pró-reitorias, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realizou a formação pedagógica para os monitores dos Espaços de Aprendizagem Colaborativo (EAC) que atuam em Rio Grande. Trata-se de uma iniciativa que configura uma estratégia de enfrentamento da retenção e da evasão e que envolve docentes, monitores, diretores de unidades acadêmicas e de campi, e a Prograd.
Comissão da MPU divulga resultado preliminar de oficineiros
Solicitação de matrículas para estudantes veteranos acontece nos dias 9 e 10 de outubro
Último dia de inscrições para Escola Regional de Redes de Computadores
História do EAC
O EAC é uma proposta construída em 2019, pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com três unidades acadêmicas – Instituto de Matemática, Estatística e Física, Centro de Ciências Computacionais e Escola de Engenharia -, que tem como objetivo qualificar o ensino de graduação, estimulando o ensinar e o aprender a partir de novas perspectivas.
No ano de 2020, o projeto recebeu subsídio de mais algumas bolsas e durante o período pandêmico, os espaços ganharam novos parceiros, como a Escola de Química e Alimentos (EQA), a Faculdade de Medicina (Famed) e a Escola de Enfermagem (EEnf), considerando os índices de evasão e retenção das referidas unidades. Em 2021, manteve-se o quantitativo de bolsas e a partir da análise dos dados de evasão e retenção foram feitos esforços para ampliar o número de bolsistas em outras unidades acadêmicas ainda não atendidas com o projeto EAC.
Em decorrência disso, no ano de 2022, somaram-se ao EAC mais duas parcerias, o Instituto de Letras e Artes (ILA) e o campus de Santo Antônio da Patrulha. A perspectiva do projeto EAC compreende a concretização de um espaço-tempo em que aprender e ensinar ganhe uma nova dimensão.
Segundo o diretor pedagógico da Prograd, Daniel Silveira, “espera-se, ao constituir esses espaços, ressignificar a relação entre docentes e estudantes com o objetivo de superar as dificuldades conceituais, procedimentais e atitudinais. A ideia é a de que as salas possam ser espaços de mobilização de estratégias de ensino em que se estimule o estudante a aprender a partir da interação com colegas e docentes”.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.