Setenta e cinco parlamentares, entre deputados e senadores, relançaram nesta quarta, 24, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. Presidida pela deputada federal Margarida Salomão, que é também ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, a iniciativa conta com apoio suprapartidário.
Último dia de inscrições para Escola Regional de Redes de Computadores
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
Além dos parlamentares, participaram do ato de lançamento representantes de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a Associação Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
Temas como a importância da universidade como patrimônio do povo brasileiro, sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, e para a formação de profissionais e de atendimento à população foram ressaltados. A liberdade de cátedra e do respeito à democracia nas instituições também.
A reitora da FURG, professora Cleuza Sobral Dias, que participou do relançamento, observa também os aspectos ligados ao orçamento para manutenção das atividades universidades. “Esse ato foi relevante e apropriado para o momento que estamos vivenciando. Além de um tema básico que é a autonomia das universidades, a questão orçamentária foi fundamental nas discussões. O orçamento que temos para 2019 já é bastante reduzido, e ainda há a previsão de corte de 25% para este ano”. Os cortes de orçamento impactam não apenas as instituições, mas toda a comunidade. “Neste momento, a FURG e demais universidades estão precisando reduzir despesas de custeio, o que implica na redução de serviços de apoio que são essenciais”.
Defender a universidade é defender o desenvolvimento
O ato de lançamento, que foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, contou com a apresentação de um vídeo com uma síntese das atividades desenvolvidas nos mais de 330 campi universitários e 16 colégios de aplicação da rede federal. A deputada Margarida Salomão destacou a importância da produção como documento para desmentir falsas informações, e ajudar no entendimento da grandiosidade que é a universidade pública. Assista aqui ao vídeo.