Empreendedorismo

Novo diretor-superintendente do Sebrae RS visita FURG

Em reunião no Oceantec, lideranças das instituições discutiram desenvolvimento regional

Foto: Fernando Halal/Secom
Em uma sala de simulação de embarcações navais, o diretor superintendente aparece ouvindo explicações do vice-reitor Danilo Giroldo.

Na manhã desta quarta, 3, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o diretor do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico, Artur Gibbon, receberam uma comitiva do Sebrae RS. O novo diretor superintendente, André Godoy veio conhecer a instituição, acompanhado do gerente da região sul, Ciro Vives, da gerente de políticas públicas, Janaína Medeiros, e ainda do técnico Victor Ribas.

Notícias Relacionadas

Após apresentar a estrutura do Oceantec e algumas das experiências de empresas incubadas, o diretor do parque, Gibbon, destacou a importância do Sebrae como parceiro fundamental da FURG na área de inovação, especialmente a partir do estabelecimento do Programa Líder. Com este programa, o Sebrae busca mobilizar e integrar lideranças para o planejamento e coordenação de ações regionais, nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul.

“A FURG tem na sua história o desenvolvimento territorial como essência. A gente só surge na região como universidade por conta do desenvolvimento territorial, quando começa a ter uma forte industrialização, nas décadas de 40 e 50 e há carência de quadros de profissionais de nível superior”, observou o vice-reitor, relembrando o início da FURG como universidade comunitária, com uma gênese diferente de outras universidades federais, característica que permanece mesmo após a federalização, em sua relação com a comunidade.

Hoje, com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio), o Parque Tecnológico e ainda o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), há uma formação associada à pré-incubação e à educação empreendedora, motivada, destaca Giroldo, em grande medida pelos programas e editais do Sebrae. “Todas essas experiências levam ao desenvolvimento de pequenas e micro empresas”.

O diretor-superintendente ouviu as impressões dos dirigentes da FURG sobre o cenário para o empreendedorismo na região, com a perspectiva de seguirem em trabalhos conjuntos. “O Sebrae tem que olhar para todo o Estado. Claro, há a preocupação com regiões mais específicas, como é o caso do Programa Líder”, disse Godoy. O diretor ainda destacou o papel de mediação e articulação do Sebrae para o desenvolvimento regional, mas que deve ser protagonizado pela liderança e pela comunidade local.

A reunião finalizou com um convite feito por Gibbon e Giroldo para que Godoy retorne à FURG para conhecer laboratórios, programas de Pós-Graduação e outras unidades em que se desenvolvem pesquisas e experiências inovadoras, a exemplo da Estação Marinha de Aquacultura (EMA). O convite foi aceito por Godoy e pela comitiva.

 

Galeria

Em uma sala de simulação de embarcações navais, o diretor superintendente aparece ouvindo explicações do vice-reitor Danilo Giroldo.

Dirigentes do Sebrae RS e regional Sul visitam Oceantec

Fotos: Fernando Halal/Secom