Na manhã desta quarta, 3, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o diretor do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico, Artur Gibbon, receberam uma comitiva do Sebrae RS. O novo diretor superintendente, André Godoy veio conhecer a instituição, acompanhado do gerente da região sul, Ciro Vives, da gerente de políticas públicas, Janaína Medeiros, e ainda do técnico Victor Ribas.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Após apresentar a estrutura do Oceantec e algumas das experiências de empresas incubadas, o diretor do parque, Gibbon, destacou a importância do Sebrae como parceiro fundamental da FURG na área de inovação, especialmente a partir do estabelecimento do Programa Líder. Com este programa, o Sebrae busca mobilizar e integrar lideranças para o planejamento e coordenação de ações regionais, nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul.
“A FURG tem na sua história o desenvolvimento territorial como essência. A gente só surge na região como universidade por conta do desenvolvimento territorial, quando começa a ter uma forte industrialização, nas décadas de 40 e 50 e há carência de quadros de profissionais de nível superior”, observou o vice-reitor, relembrando o início da FURG como universidade comunitária, com uma gênese diferente de outras universidades federais, característica que permanece mesmo após a federalização, em sua relação com a comunidade.
Hoje, com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio), o Parque Tecnológico e ainda o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), há uma formação associada à pré-incubação e à educação empreendedora, motivada, destaca Giroldo, em grande medida pelos programas e editais do Sebrae. “Todas essas experiências levam ao desenvolvimento de pequenas e micro empresas”.
O diretor-superintendente ouviu as impressões dos dirigentes da FURG sobre o cenário para o empreendedorismo na região, com a perspectiva de seguirem em trabalhos conjuntos. “O Sebrae tem que olhar para todo o Estado. Claro, há a preocupação com regiões mais específicas, como é o caso do Programa Líder”, disse Godoy. O diretor ainda destacou o papel de mediação e articulação do Sebrae para o desenvolvimento regional, mas que deve ser protagonizado pela liderança e pela comunidade local.
A reunião finalizou com um convite feito por Gibbon e Giroldo para que Godoy retorne à FURG para conhecer laboratórios, programas de Pós-Graduação e outras unidades em que se desenvolvem pesquisas e experiências inovadoras, a exemplo da Estação Marinha de Aquacultura (EMA). O convite foi aceito por Godoy e pela comitiva.