Na manhã desta quarta, 3, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o diretor do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico, Artur Gibbon, receberam uma comitiva do Sebrae RS. O novo diretor superintendente, André Godoy veio conhecer a instituição, acompanhado do gerente da região sul, Ciro Vives, da gerente de políticas públicas, Janaína Medeiros, e ainda do técnico Victor Ribas.
Portaria suspende atividades no campus Carreiros nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h
Em Brasília, MEC reúne gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino
Estudantes do curso de Turismo e Eventos organizam a 2ª Conferência Municipal de Turismo de Santa Vitória do Palmar
Após apresentar a estrutura do Oceantec e algumas das experiências de empresas incubadas, o diretor do parque, Gibbon, destacou a importância do Sebrae como parceiro fundamental da FURG na área de inovação, especialmente a partir do estabelecimento do Programa Líder. Com este programa, o Sebrae busca mobilizar e integrar lideranças para o planejamento e coordenação de ações regionais, nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul.
“A FURG tem na sua história o desenvolvimento territorial como essência. A gente só surge na região como universidade por conta do desenvolvimento territorial, quando começa a ter uma forte industrialização, nas décadas de 40 e 50 e há carência de quadros de profissionais de nível superior”, observou o vice-reitor, relembrando o início da FURG como universidade comunitária, com uma gênese diferente de outras universidades federais, característica que permanece mesmo após a federalização, em sua relação com a comunidade.
Hoje, com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio), o Parque Tecnológico e ainda o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), há uma formação associada à pré-incubação e à educação empreendedora, motivada, destaca Giroldo, em grande medida pelos programas e editais do Sebrae. “Todas essas experiências levam ao desenvolvimento de pequenas e micro empresas”.
O diretor-superintendente ouviu as impressões dos dirigentes da FURG sobre o cenário para o empreendedorismo na região, com a perspectiva de seguirem em trabalhos conjuntos. “O Sebrae tem que olhar para todo o Estado. Claro, há a preocupação com regiões mais específicas, como é o caso do Programa Líder”, disse Godoy. O diretor ainda destacou o papel de mediação e articulação do Sebrae para o desenvolvimento regional, mas que deve ser protagonizado pela liderança e pela comunidade local.
A reunião finalizou com um convite feito por Gibbon e Giroldo para que Godoy retorne à FURG para conhecer laboratórios, programas de Pós-Graduação e outras unidades em que se desenvolvem pesquisas e experiências inovadoras, a exemplo da Estação Marinha de Aquacultura (EMA). O convite foi aceito por Godoy e pela comitiva.