MEIO AMBIENTE

Integração da universidade com o poder público é destaque na cerimônia de abertura da 3ª Semeia

Atividades em formato híbrido marcam o início do Junho Sustentável na FURG

Realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, a cerimônia de abertura da 3ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia) foi marcada pela discussão acerca da integração entre a universidade e o poder público na busca por um horizonte sustentável.

Notícias Relacionadas
A mesa que deu início ao evento contou com a presença do reitor, Danilo Giroldo; do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco; do secretário do meio ambiente de Rio Grande, Pedro Fruet; do secretário de gestão ambiental da FURG, Cleber Palma e da coordenadora regional de educação, Nilza Xavier.

 A Semeia, semana que marca o início do Junho Sustentável na FURG - mês alusivo com programação especial, dedicado ao debate institucional sobre a questão ambiental -  é uma proposta da reitoria da universidade e da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), organizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

 A novidade desta edição é a realização em formato híbrido. Além dos convidados presentes no auditório do Cidec-Sul, no Campus Carreiros, e das demais ações presenciais que acontecerão em diversos pontos de Rio Grande, a Semeia contará também com mesas virtuais. Todas as atividades - remotas ou presenciais – são transmitidas ao vivo pelo Canal oficial da FURG no Youtube.

 Compromisso com uma agenda sustentável

 Em um contexto de mudanças climáticas e preocupação com a conservação do meio ambiente, o reitor – durante sua fala de abertura -, destacou que o objetivo do Junho Sustentável e da Semeia é estabelecer planos e metas para mudar este cenário. “O Junho Sustentável é muito importante nesse sentido: buscar o engajamento da sociedade em torno dessas metas e desses temas que, em última instância, são fundamentais para garantir as próximas gerações e a nossa sobrevivência enquanto espécie sobre esse planeta”, destacou o gestor.

Durante a oportunidade, o reitor frisou, ainda, que as organizações públicas como a universidade e a prefeitura, têm o papel de sensibilizar, articular e mobilizar a sociedade para o enfretamento dessas questões, que, dada sua conexão ao sistema econômico, não se apresentam de forma simples.

Para o prefeito, os esforços em conjunto entre o governo e a universidade são fundamentais para propor frentes de ação alinhadas com o futuro do Rio Grande. “Nós não vamos ter soluções, seja para o meio ambiente, seja para o desenvolvimento, seja para o social, se nós não tivermos essa relação com o conhecimento, principalmente, a parte científica. Quem tem uma universidade dessas não pode caminhar separado”, apontou.

Branco também ressaltou a importância da relação da gestão municipal com a universidade. “A FURG é a nossa maior referência na cidade do Rio Grande. O município se orgulha em ter uma universidade desse tamanho e dessa importância, principalmente, com um olhar para a sustentabilidade”, concluiu.

 Potencialidades e desafios da região lagunar de Rio Grande

A palestra “Natureza e Economia: Serviços Ecossistêmicos no Estuário da Lagoa dos Patos”, ministrada pelo secretário de relações internacionais da universidade, Milton Lafourcade Asmus, deu continuidade às atividades da manhã. Considerando que Rio Grande se localiza em um estuário, ou seja, em um ambiente de transição entre a água doce da Lagoa dos Patos e a água salgada do mar, Asmus salientou as potencialidades produtivas dessa formação geográfica.

Entre elas, a grande energia disponível no continente, com nutrientes, organismos e matéria orgânica de água doce que interagem com os oceanos, promovendo a renovação da qualidade da água em um processo dinâmico; as conexões facilitadas, sejam ambientais ou econômicas; bem como as superfícies planas e rasas, que fomentam a ocupação e a navegação, tornando o local atrativo e incentivando o desenvolvimento de várias atividades.

No entanto, o professor alertou para o risco de perda de sistemas ecossistêmicos, como os presentes no estuário rio-grandino, em razão de processos intensos com recursos finitos. Ele entende que a falta de planejamento e decisões estratégicas podem levar o estuário à insustentabilidade, trazendo impactos além da capacidade de regeneração do ambiente.

Assim, Asmus estimula a tomada de decisões estratégicas por parte da gestão pública, com planejamento e comprometimento com o uso sustentável dos ecossistemas locais, em alinhamento às potencialidades do território. Reforçou também o papel fundamental das universidades neste processo, com função formadora, crítica e propositiva.

Próximas atividades

Integrando as agendas da 3ª Semeia e do Junho Sustentável na FURG, estão previstas para a tarde desta quinta-feira, 02, as mesas online Sistema de Gestão Ambiental da FURG, às 13h30; e “Como os hospitais podem reduzir seus impactos negativos ao meio ambiente?”, às 15h30. Presencialmente, ocorrerá a Tarde de Educação Ambiental (EA) na Praça com as crianças atendidas pelo CRAS Zona Portuária, na Praça Xavier Ferreira.

Já na sexta-feira, 03, a mesa online “Experiências de Sistemas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Universidades (UFMS, UFPel e UFSCAR)” acontece às 9h. Junto a isso, também será realizada a Manhã Educação de Ambiental (EA) na Praça com as crianças atendidas pelo CRAS Zona Portuária na Praça Xavier Ferreira.

O restante da programação pode ser conferida aqui.

 

 

Galeria

Atividades em formato híbrido marcam o início do Junho Sustentável na FURG

Reprodução Youtube