Integrando as ações relativas ao Abril Indígena, a FURG, o Ministério Público Federal (MPF) e as comunidades indígenas do Rio Grande convidam para a exibição do filme "Guata" (2022), dirigido por Jorge Morinico e João Mauricio Farias. A sessão acontece nesta terça-feira, 18, a partir das 19h, no Auditório do ILA no campus Carreiros.
Sisu: inscrições abertas para seleção de 2025
Inscrições do Concurso da Ebserh, com 43 vagas para o Rio Grande do Sul, terminam dia 20 de janeiro
Pesquisadora da FURG desenvolve pesquisa junto ao Imperial College, em Londres
O documentário é produzido por dois cineastas indígenas Mbya-Guarani entre as aldeias de Missiones (ARG) e Anhetenguá, de Porto Alegre. O média-metragem foi criado e produzido em meio à pandemia de Covid-19 e busca acompanhar e mostrar uma das principais qualidades do éthos Mbya-Guarani, o seu caminhar ancestral, que em sua língua se denomina Guatá.
Haverá também exibição de vídeos com depoimentos de lideranças kaingangs de Rio Grande. Após as sessões, será realizado um debate com a presença de lideranças das quatro comunidades indígenas, do professor Marcelo Gobatto, do Instituto de Letras e Artes (ILA-FURG) e do procurador da República Daniel Luis Dalberto.