Profissionais do Hospital Universidade Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-FURG/Ebserh), realizaram um mutirão de cirurgias, exames e consultas no último feriado, seguindo uma programação organizada na instituição, que faz parte do projeto Ebserh em Ação. Nos dias 18 e 21, foram atendidos 277 pacientes que estavam na fila de espera por atendimento.
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O chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação Assistencial do HU-FURG, Matheus Souza Silva, explicou que o principal objetivo desta atividade é reduzir as filas de espera para consultas, exames e procedimentos. Também cria oportunidade para profissionais residentes e alunos da FURG que, nestes dias, conseguem aprimorar a técnica nas ações planejadas.
Segundo Matheus, além de alcançar os objetivos propostos, o mutirão tem impacto no engajamento das equipes e na satisfação dos usuários. “As equipes têm um bom envolvimento, com participação da logística e organização de infraestrutura para que sejam oportunizados espaços acolhedores, e os usuários, de uma forma geral, ficam muito contentes com os chamados para realização de consultas e procedimentos nesses dias, sentem-se acolhidos pelas equipes e relatam o bom atendimento”, resumiu.
O chefe da unidade explicou que o mutirão faz parte do projeto Ebserh em Ação, que é uma ação desenvolvida nos hospitais universitários dentro do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas do Ministério da Saúde. O projeto é um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos.
O HU-FURG tem experiência em mutirões nos feriados, que são realizados desde 2023, aproveitando as datas em que o hospital tem baixa rotatividade de pacientes em consultas e exames eletivos. “Além disso, a capacidade operacional - equipamentos e recursos humanos - estão disponíveis no HU para o atendimento”, acrescentou Matheus, ressaltando o apoio das unidades, setores e da Gerência Administrativa. Segundo ele, outros mutirões estão programados para os próximos feriados e já está prevista a atividade para o dia 1° de maio.
Matheus ressaltou que antes dos mutirões é realizado um trabalho de contato com os pacientes: “Não é uma tarefa fácil, pois muitos trocam o número de telefone ou não atendem. Por exemplo, para conseguir agendar 24 exames de endoscopia/colonoscopia, ligamos para mais de 60 pacientes. Por isso, é importante que os pacientes mantenham os contatos atualizados junto ao hospital”.
Outro fato destacado é o número de pacientes agendados para serem atendidos nos mutirões que não comparecem. Nesta edição, dos agendamentos realizados e confirmados, houve 77 faltantes. “Temos toda uma equipe preparada para realizar os procedimentos e estamos deixando de atender outra pessoa da fila quando um paciente não comparece”, observa.