HU-FURG

Hospital Universitário implanta Consulta de Enfermagem e Pré-Natal do Parceiro

Orientações, testes rápidos e encaminhamentos fazem parte do atendimento

Foto: Alan Bastos/HU-FURG

Visando cuidar da saúde da família e combater os casos de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite B e C na gestação, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantou, este mês, a consulta de enfermagem para às gestantes e o Pré-Natal do Parceiro. As ações oferecem orientações, testes rápidos, exames e encaminhamentos.

Notícias Relacionadas

De acordo com a enfermeira do HU-FURG e responsável pelas consultas de enfermagem, Edaiane Barros, até o final do ano passado as gestantes que realizavam o pré-natal no Hospital somente contavam com a consulta médica. A partir deste mês, elas passaram a participar da consulta de enfermagem, momento em que também é realizado o atendimento ao parceiro. "Traçamos um perfil da gestante e do parceiro, colhendo informações que irão auxiliar na consulta médica. Dessa forma, também conhecemos os pacientes e podemos orientá-los sobre assuntos que envolvem a gravidez, o parto, pós-parto, amamentação, direitos, entre outros, e a própria saúde dos pais" observa Edaiane. Além disso, as gestantes são encaminhadas para exames já previstos no pré-natal. No caso do parceiro, além de informações, são ofertados os testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite B e C, e verificada a carteira de vacinação (antitetânica, hepatite B e febre amarela).

A obstetra e chefe da Unidade da Mulher do HU-FURG, Tânia Fonseca, explica que é de extrema importância que o parceiro acompanhe a gestante no momento da primeira consulta do pré-natal. "Precisamos cuidar da saúde dos dois, pois não adianta somente focarmos na grávida. Caso o parceiro tenha sífilis, por exemplo, ele pode infectar a mulher e o bebê. O quanto antes, tivermos conhecimento disso, podemos imediatamente iniciarmos o tratamento, minimizando os danos à saúde dos três. Culturalmente os homens cuidam menos da saúde e nós precisamos dar atenção a esse público, prevenindo doenças e estimulando a paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento", destacou Tânia.

Dados Alarmantes:

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2018, colocou Rio Grande em primeiro lugar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em casos de Aids no Brasil. No Rio Grande do Sul, o município também se destaca por outro triste índice: o número de casos de Sífilis. Conforme a responsável pela área de Enfermagem do Serviço de Infectologia do HU-FURG, Elaine Pinheiro, o aumento nos casos de sífilis, entre as grávidas, tem sido preocupante. "A gestante e o seu parceiro, precisam ter a preocupação com a saúde da família, cuidando para que o bebê seja saudável. Hoje diversas crianças são acompanhadas por nosso Serviço, pois as mães tiveram sífilis na gravidez. É preciso prevenir e tratar a doença e o envolvimento do parceiro é fundamental", declarou Elaine.

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Galeria

Enfermeira do HU-FURG, Edaiane Barros, realizando atendimento do Pré-Natal do Parceiro