A partir desta segunda-feira (21), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passa a contar com o "acolhimento com classificação de risco obstétrico", priorizando os casos de urgência e emergência. A ação faz parte da pactuação realizada entre o Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Município da Saúde e o HU-FURG, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento obstétrico em Rio Grande.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
A classificação ou triagem tem como objetivo a organização dos fluxos de atendimento, com base em critérios que visam priorizar as pacientes que apresentam sinais e sintomas de maior gravidade e ordenar a demanda. Ele se inicia no momento da chegada da mulher, com a identificação da situação (queixa) ou evento apresentado por ela. A partir daí é verificado o estado dela, levando em consideração itens como nível de consciência/estado mental, sinais e sintomas gerais, fatores de risco e avaliações da respiração e ventilação, da circulação sanguínea e da dor. Dessa forma, a gestante receberá classificação por cor: vermelho, atendimento imediato, com risco de morte; laranja, em até 15 minutos, casos graves; amarelo, em até 30 minutos, casos urgentes; verde, em até 120 minutos, casos com baixo risco; azul, em até 240 minutos, casos não urgentes.
No Hospital os pacientes serão atendidos, das 8h às 20h, pelos médicos Rafael de Souza e Andrea Cabral, que foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal. Após a análise dos médicos é que será dada a classificação à paciente. Os casos que apresentarem classificação azul serão referendados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de origem. Com isso, o hospital dará prioridade aos casos de urgência e emergência. Visando melhorar o atendimento oferecido à comunidade, a Prefeitura também ampliou o horário da UBS Rita Lobato, das 17h para as 23h. A Unidade está localizada no Centro de Rio Grande.
De acordo a com obstetra e chefe da Unidade da Mulher do HU-FURG, Tânia Fonseca, anteriormente o atendimento era pela ordem de chegada e acabava uma gestante de baixo risco sendo atendida antes de um caso de emergência. "Com a classificação os casos mais graves serão priorizados e hierarquizados, tendo seus atendimentos agilizados. Os casos que não apresentarem gravidade, seguirão a ordem de classificação. Já os que não apresentarem necessidade de atendimento com especialista do Centro Obstétrico (CO), serão encaminhadas para suas unidades básicas de referência", explicou Tânia.
O acesso das gestantes para atendimento é realizado através do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), na esquina das ruas Visconde de Paranaguá e Comendador Vasco Vieira da Fonseca.
Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.