PARCERIA

FURG recebe visita do Comando do 5° Distrito Naval

Representantes da Marinha do Brasil conheceram as instalações do Oceantec, Esantar e Cidec-Sul

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Com o principal objetivo de conhecer e estabelecer parcerias para a utilização do Simulador Marítimo Hidroviário do Arranjo Produtivo Local Marítimo do RS (APL Marítimo- RS), instalado no interior do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), o Comando do 5º Distrito Naval esteve em visitação ao Campus Carreiros nesta terça-feira, 4. Na oportunidade, o reitor Danilo Giroldo recebeu o Almirante Silvio Luís dos Santos – acompanhado do Comandante Hermes e do Capitão Tenente Jason -, para apresentar a capacidade instalada da instituição e suas operações voltadas aos ambientes marítimos e costeiros. Os representantes conheceram, ainda, a Estação de Apoio Antártico (Esantar) e o Cidec-Sul.

Notícias Relacionadas
Reunião

Após conhecerem os ambientes colaborativos do Parque e do APL, os visitantes foram recebidos pelo diretor do Oceantec, Artur Gibbon, na sala de reuniões do prédio. O momento foi utilizado para detalhar o ramo de atuação, a capacidade tecnológica e o potencial transformador da universidade, por meio das estruturas vinculadas ao Parque. Durante o encontro, estiveram presentes, também, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Danúbia Espíndola; a diretora da Esantar, Cleuza Maria Sobral Dias; a chefe de gabinete, Jacira Prado; o diretor presidente do APL Marítimo - RS, Arthur Baptista; e a geógrafa Luciana Carlosso da Silva, também representando o APL.

“O município do Rio Grande está extremamente ligado a uma geografia que tem a água como elemento central; a água que dá vida ao que está em seu entorno. O Oceantec é um habitat de inovação dentro desse escopo, atuando junto a outros atores locais na missão de desenvolver os ecossistemas costeiros e oceânicos, em consonância com a missão institucional da FURG. E isso não quer dizer apenas sobre o desenvolvimento de questões ambientais, mas também às empresas inseridas nesse ambiente. É sobre esse contexto que o Parque se consolida”, contextualizou Gibbon.

Sobre o Simulador

Adquirido em 2016 por meio de um projeto do APL com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, o simulador de manobras navais se constitui como uma ferramenta de auxílio a tomada de decisão operacional, bem como para o treinamento em ambiente controlado e seguro. O equipamento, desenvolvido pela empresa Technomar Engenharia Oceânica, foi produzido com tecnologia 100% nacional e conta com uma série de programações para a simulação de diversas operações no sistema hidroviário do município, incluindo diferentes embarcações e manobras específicas.

A iniciativa foi instalada no Oceantec pelo seu significativo potencial de desenvolvimento tecnológico, científico e acadêmico, bem como com a intenção de contribuir com aprimoramentos no transporte marítimo, reduzindo custos logísticos e ampliando a capacidade de atuação do Porto, da Marinha e da universidade. De acordo com o reitor da FURG, Danilo Giroldo “a FURG, o Oceantec, o APL e o Simulador são ativos que qualquer território costeiro do mundo gostaria de ter, e por isso, é necessário mobilizar a sociedade para se engajar e participar destes espaços”.

Parceria com a Marinha

Inicialmente, pelo próprio entendimento do APL de que as organizações militares regulam setores importantes à economia - e neste caso mais especificamente a economia do mar -, entende-se por consequência que a Marinha do Brasil se constitui como um importante ator quando se fala sobre arranjo produtivo ligado ao mar. “Anteriormente, foi feito um convite à Marinha para que ela, enquanto instituição, se associasse ao APL. Depois descobrimos que, por questões legais, era impossível que essa associação fosse feita. A forma com que a gente encontrou para resolver esse impasse foi dar um assento no Conselho de Administração a um representante da Marinha, enquanto pessoa, na condição de oficial”, esclareceu Baptista.

Agora, em 2022, a Marinha do Brasil se reaproxima da FURG e do APL para ampliar o seu envolvimento, auxiliando na concepção de estratégias para capilarizar o conhecimento e valorização do equipamento junto à comunidade. “É preciso aprimorar a divulgação, e a gente se compromete em ajudar no que for preciso. Vou conversar com a minha equipe e selecionar oficiais que possam atuar como representantes para realizar tarefas sempre que formos demandados”, prontificou-se o almirante.

“Mas estou pensando ainda além; em tentar retomar com agilidade o trabalho prático. A gente precisa mudar a percepção que a comunidade tem, e só dessa forma vamos entrar no círculo virtuoso que desejamos. Eu vou começar a convidar vários players para conhecer as instalações aqui, trazer suas demandas reais, pois o que vocês oferecem é uma solução para problemas que de fato existem”, concluiu o almirante.

Em seguida, os visitantes dirigiram-se para o prédio da Esantar, onde puderam observar os bastidores da logística executada pela FURG em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Na ocasião, acompanhados pela diretora da Estação, o grupo presenciou o início da fase de carregamento, com a separação de vestimentas e equipamentos de suporte que serão transportados em breve para a Antártida.

De acordo com Cleuza, a Esantar é um importante espaço da universidade que destaca a parceria de sucesso e longa data com a Marinha do Brasil, seja pelas operações desenvolvidas, pela localização geográfica estratégica da instituição ou, ainda, pela vocação voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos. A atual operação teve início neste mês de outubro, quando, assim que plenamente carregados, os navios zarparão em direção à Estação Antártica Comandante Ferraz; de onde retornarão em abril de 2023.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

Galeria

Representantes da Marinha do Brasil conheceram as instalações do Oceantec, Esantar e Cidec-Sul

Hiago Reisdoerfer/Secom