Nos dias 5 e 6 de agosto, agentes da saúde pública em Rio Grande estiveram reunidos, no formato online, na 11ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Construindo o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 – desafios para a gestão, os trabalhadores e os usuários”, a abertura do evento contou com a presença do vice-reitor da FURG, Renato Duro. Participaram também do primeiro dia da Conferência, a secretária municipal da saúde, Zelionara Branco, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliana Pereira e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Itamar Santos.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
O vice-reitor da FURG ressaltou que esse é um debate fundamental, pois a saúde é um direito coletivo. “O SUS criado em 1990 possui vínculo estreito com as garantias expressas na Constituição Federal, neste sentido é importante que ele seja defendido e aperfeiçoado.” mencionou Renato Duro, que aproveitou a ocasião para agradecer a parceira da Secretaria Municipal de Saúde com a universidade e os serviços prestados por ambas as instituições em prol da comunidade rio-grandina. “A universidade é um espaço do conhecimento, da ciência, da saúde e também da produção de insumos e de formação de profissionais, como os que estão atuando na vacinação no município. A FURG é parceira da Secretaria da Saúde na defesa do SUS e estará sempre de portas abertas para o incentivo de ações voltadas para a saúde pública.”, finalizou Renato.
Zelionara Branco agradeceu a parceria com a universidade, em especial neste momento de pandemia, em que várias servidoras da FURG estão colaborando na campanha de vacinação no município, e a importância desse trabalho realizado em conjunto, destacando que “é de extrema importância que esses laços sejam cada vez mais estreitados, pois só assim teremos avanços na saúde e na educação”.