A equipe da Estação de Apoio Antártico (Esantar) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi responsável por parte da logística, na manhã de terça-feira, 10, de uma operação junto à aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Internacional de Pelotas.
                    
                        Professor Ednei Primel ganha prêmio internacional                    
                
                            
                    
                        Doutoranda da FURG recebe Voto de Louvor da Câmara de Vereadores                    
                
                            
                    
                        Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima completa 15 anos                    
                
                    	
Trata-se do sétimo voo da Operação 40 do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Nesta fase, o Hércules se desloca do solo gaúcho até Punta Arenas, no Chile, e depois sobrevoa a estação brasileira, no continente antártico, fazendo o lançamento dos pallets com gêneros alimentícios, medicamentos e equipamentos. Serão lançados sete pallets com 200kg cada, que foram organizados e transportados até Pelotas pela Esantar.
Na ocasião, a equipe da universidade, além de organizar todo o material a ser transportado, auxiliou no carregamento e organização dos pallets a ser embarcados no avião. A diretora da Esantar, Cleuza Maria Sobral Dias, saudou a tripulação e acompanhou pessoalmente a operação, junto ao coordenador da Esantar e à equipe que, segundo ela, “trabalha de forma muito responsável e com muita dedicação na preparação de todo o material”.
O Hércules C-130 é pilotado pela comandante Joyce Conceição, major aviadora da FAB. "Ver uma mulher pilotando uma aeronave desse porte é motivo de muito orgulho", enalteceu a diretora Cleuza Dias, dirigindo-se à piloto integrante da primeira turma de mulheres da Academia da Força Aérea (AFA).
Em 2022, o Proantar completa 40 anos de atividades e, desde seu início, em 1982, o aeroporto pelotense é a base brasileira.