Na tarde desta quinta-feira, 22 de agosto, o auditório do Cidec-sul na Universidade Federal do Rio Grande foi palco do encerramento do seminário “Eventos Extremos no RS e seus Impactos nas Cidades às Margens da Laguna dos Patos. Alternativas para Minimizar o Risco de Desastres”. O evento, que teve início na quarta-feira, 21, foi organizado pelo Corpo de Bombeiros e contou com a participação de uma ampla gama de profissionais e especialistas, incluindo forças de segurança pública, agentes públicos, a comunidade universitária e a população em geral.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
O encerramento destacou especialmente o papel fundamental da FURG e das universidades como fontes essenciais de dados e pesquisa. As instituições acadêmicas foram reconhecidas por sua contribuição crucial na coleta e análise de dados climáticos e na formulação de estratégias para a mitigação de desastres. A capacidade da universidade em gerar conhecimento científico e fornecer informações detalhadas sobre os fenômenos climáticos foi apontada como um ativo vital para a comunidade e os órgãos públicos.
“Gostaria de prestar nosso agradecimento aos professores que estiveram presentes conosco na linha de frente, colocando o seu conhecimento cientifico em prática nos proporcionando assim uma segurança extrema em nossas operações. Quiçá que todas as Universidades estejam assim tão próximas a comunidade” afirmou a tenente coronel e comandante do 3º Batalhão de bombeiros militar, sobre a importância do seminário na união entre órgãos públicos e a Universidade.
O papel da universidade vai além da mera pesquisa; ela também está diretamente envolvida em práticas de prevenção e em estratégias de resposta rápida. As parcerias estabelecidas com órgãos públicos e privados são essenciais para a implementação de soluções baseadas em evidências, que buscam minimizar os impactos adversos das mudanças climáticas e melhorar a resiliência das comunidades afetadas.
O seminário destacou, assim, a importância da colaboração contínua entre academia e setores de segurança pública, reforçando a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios impostos por eventos climáticos extremos. A integração dos conhecimentos acadêmicos com as ações práticas das autoridades e a comunidade é vista como uma chave para a construção de uma abordagem mais robusta e eficaz na mitigação dos riscos de desastres.
“Tivemos contato com uma realidade da qual estávamos trabalhando apenas nos bastidores fornecendo as informações. Então eu acho que o evento fica como um grande documento a respeito desta experiência tão recente vivida, podendo assim prestar homenagens a tantas pessoas que estiveram diretamente envolvidas nos resgates e acolhimento a toda a comunidade”, destacou o professor Glauber Gonçalves do Centro de Ciências Computacionais - C3, que integra o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG.
O evento não apenas proporcionou uma plataforma para discussão e análise, mas também promoveu uma maior conscientização sobre a importância da pesquisa e da colaboração interdisciplinar para enfrentar os desafios futuros relacionados às mudanças climáticas e eventos extremos.
Estudante de jornalismo sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer