VISITAÇÃO

Deputado e comitiva visitam FURG em agenda oficial em Rio Grande

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, foi responsável pela popularização do programa HeforShe

Na manhã da última quinta-feira, 11, o reitor em exercício, Renato Duro; a ex-reitora, Cleuza Maria Sobral Dias; e a coordenadora de ações afirmativas, inclusão e diversidade, Elisa Celmer, receberam o deputado estadual Edegar Pretto (PT) e sua comitiva. Na ocasião, o grupo debateu sobre ensino público, questões orçamentárias e de equidade de gênero. Em 2017, Edegar foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e, no mesmo ano, ajudou a popularizar e implementar o programa HeforShe em diversos órgãos e entidades; incluindo a FURG.

Notícias Relacionadas
De acordo com Renato, a universidade tem entendido que é fundamental o diálogo com parlamentares em todos os níveis, principalmente considerando a conexão da FURG com diferentes áreas da sociedade, dialogando de forma harmônica e buscando nas representações políticas uma defesa concisa das universidades públicas e da educação superior gratuita e de qualidade. “É importante estreitar os laços com a assembleia e com as bancadas, pois esse é o caminho para que a gente possa, em contrapartida, continuar desempenhando o papel social inerente à universidade”, explicou Renato.

A comitiva do deputado foi composta pelo deputado estadual, Fernando Marroni (PT); ex-prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; o vereador do Rio Grande, Halley de Souza (PT); a vereadora Professora Denise (PT); e a ex-candidata à prefeitura municipal, Darlene Torrada.

Movimento HeforShe

Lançado em 17 de novembro de 2017 na FURG, o movimento HeforShe (Eles por elas) é um programa criado pela Organização das Nações Unidas (ONU – Mulheres), Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A iniciativa é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, levando o debate acerca da igualdade de gênero para dentro de diferentes institutos.

Na ocasião do lançamento do programa na FURG, além da universidade e da prefeitura, 23 escolas da rede municipal foram cadastradas com o selo HeforShe, levando o tema para dentro das salas de aula.

“O deputado Edegar esteve na universidade anteriormente para o lançamento do programa aqui. A FURG aderiu ao programa e, desde então, soma esforços para alavancar o debate e fomentar ações que contribuam para a diminuição de barreiras de gênero na sociedade”, destacou Renato. As ações do movimento na universidade são representadas pelas professoras Juliana Rizza e Daniele Acosta, junto a um grupo extenso de parcerias com as pró-reitorias, ouvidoria e grupos de pesquisa da instituição. Além da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), estrutura de gestão recentemente criada e vinculada ao Gabinete da Reitoria.

 

Galeria

Durante agenda oficial em Rio Grande, ex-presidente da Assembleia Legislativa do RS visitou a FURG na última quinta-feira, 11

Hiago Reisdoerfer/Secom