O custo do cesto básico para o município do Rio Grande no mês de abril teve uma elevação de 0,69%, passando de R$ 1.380,65 no mês de março para R$ 1.390,23 no mês de abril. A informação é do Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG, que analisou os preços de 51 produtos e identificou que 22 deles apresentaram aumento em seus valores, enquanto que 28 sofreram queda e um se manteve estável.
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Outro fator analisado e considerado de extrema importância na pesquisa do CIP é a contribuição de cada produto no custo total. Leva-se em consideração a multiplicação do seu preço pela quantidade consumida pelas famílias. Dentre os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico estão a carne bovina, a carne de frango, os pãezinhos e o cigarro. Entre os que contribuíram para diminuição do custo do cesto estão os ovos de granja, o arroz agulha, a laranja e a cerveja.
Metodologia
A base da metodologia do cesto básico se dá através do acompanhamento de famílias com média de três pessoas e com faixa de renda de um a 21 salários mínimos, com foco na identificação dos principais produtos adquiridos mensalmente. O custo do cesto básico é composto por 51 produtos, classificados em grupos, como alimentação, gás de cozinha, higiene e limpeza. Entre eles estão presentes a cerveja e o cigarro. Embora teoricamente não sejam itens de extrema necessidade, de acordo com as pesquisas esses dois produtos, tanto a cerveja quanto o cigarro, são produtos presentes no consumo das famílias as quais integraram a pesquisa, conforme explica o relatório da CIP.
Ainda segundo o relatório, os 51 produtos que fazem parte do custo do cesto básico passaram por uma pesquisa de acompanhamento do consumo de uma amostra de famílias, denominada de Pesquisa Orçamentária Familiar (POF), que foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS e realizada pelo IBGE, sendo analisados grupos de famílias em um determinado período de tempo, sendo possível assim chegar-se aos produtos mais consumidos pelas famílias com média de três pessoas. Confira o relatório completo da pesquisa CIP abaixo.