Pela primeira vez, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG não pôde realizar a entrega física do seu relatório de autoavaliação institucional ao gabinete da reitoria. Devido ao contexto pandêmico, as medidas de isolamento social e à suspensão de atividades presenciais na universidade, foi realizada uma reunião ordinária do órgão para entrega, simbólica, do documento. Na oportunidade, também foram empossados os novos membros, escolhido o Presidente e substituto, e criado o GT Autoavaliação 2021.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Estiveram presentes, além dos membros da comissão, o reitor, Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro; e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego Rosa.
A entrega simbólica do relatório
Logo na abertura da reunião, foi feita a entrega simbólica do material elaborado pela comissão, englobando dados e indicadores referentes à universidade em cinco eixos de interesse: planejamento institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura física. Segundo a presidente da CPA, Adriana Senna, este é um documento importante para a gestão da instituição, no que tange um elemento para embasar a tomada de decisão. O Relatório de Autoavaliação Institucional também é destinado a toda comunidade universitária é pode ser consultado aqui.
“Nesse sentido sempre solicitamos a presença de reitor, vice e pró-reitor de Planejamento e Administração para um momento importante, no qual fica marcada a importância deste relatório e a sua importância, também, para a gestão”, explicou a presidente. Para ela, não é possível fazer gestão baseando decisões em improvisos, e, por isso, o material elaborado pela comissão é um dos elementos que embasam não só a tomada de decisão, mas também dão confiança e promovem melhor prospecção de planejamento para a estruturação de uma gestão organizada e eficiente.
Em seguida, o Diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery, apresentou com detalhes o relatório. “Este é o último relatório de um ciclo de quatro anos, a partir de 2022 serão ciclos maiores, de cinco anos; mas essa condição faz com que a gente acumule esses processos e estruture o documento com base no histórico do processo de avaliação da FURG, passando por uma série de informações sobre a situação dos indicadores, para que depois possamos seguir os processos de acordo com a normativa do MEC em como empregar os dados no relatório”, apontou o professor.
Durante sua fala na abertura do encontro, o reitor, Danilo Giroldo, aproveitou para parabenizar a equipe no desenvolvimento do trabalho, agradecendo pelo empenho e pela excelência. “A CPA é um espaço fundamental e contribui decisivamente para o processo de planejamento e tomada de decisão pela universidade. Com a aprovação recente do Programa Institucional de Avaliação e Planejamento, estes processos estarão ainda mais integrados e a nossa gestão está plenamente comprometida com eles. Pra nós, este relatório e o trabalho da CPA e CIAPs é bastante importante”, pontuou.
De acordo com o reitor, é um desejo da nova gestão que os processos de avaliação da universidade estejam cada vez mais integrados na rotina da instituição. “Vamos enfrentar um enorme desafio, em função de toda a conjuntura em que estamos inseridos. Nós, enquanto gestão, estamos comprometidos e vamos dar toda a atenção à CPA, continuando a valorizar o processo de avaliação, que é vital para embasar não só a tomada de decisão, mas também, para apropriar a comunidade externa com dados e informações apuradas sobre a FURG”, concluiu.
A posse dos novos membros
Logo em seguida da apresentação do relatório, deu-se a posse simbólica dos novos membros da comissão. Para o vice-reitor, Renato Duro Dias, o processo de renovação dos membros da comissão é fundamental em vários aspectos, mas, essencialmente, é uma forma de incentivar o envolvimento do coletivo, fazendo com que a comunidade acadêmica se interesse pelos processos de planejamento e avaliação da FURG. “Este é um processo de melhoria continua, e para que ele seja efetivado, é necessário que existam novos componentes, novos membros da comunidade universitária engajados e ativos”, explicou.
Ao todo, entre suplentes e titulares, oito são os novos membros. Destes, quatro representam as unidades acadêmicas e os campi regionais – os quais terão mandato vigente até março de 2025 -, e quatro representam os estudantes de graduação – com mandato vigente até março de 2023. No restante, 14 foram reconduzidos, além da presidente da CPA, a professora Adriana Senna, que continua no cargo para um novo mandato. Na ocasião, foi escolhido também o substituto da presidente, o técnico administrativo em educação do Campus Santo Antônio da Patrulha Lizandro Mello.
Segundo o vice-reitor, a chegada de novos componentes para o grupo também consolida uma tradição da universidade, que consiste na tentativa de fomentar a participação do maior número de agentes da comunidade. “É muito bacana esse engajamento, dos estudantes, dos técnicos, dos professores e da comunidade em geral. Essa renovação não só consolida o processo, mas também o oxigena, dando possibilidade para que demais pessoas opinem sobre a avaliação institucional”.