AÇÕES AFIRMATIVAS

Comitê de assessoramento à Caid tem primeira reunião de apresentação

Representantes das comissões temáticas receberam as boas-vindas dos gestores da universidade

Estruturar a universidade e prepará-la para o futuro. Esses são os objetivos do trabalho desenvolvido pela recém criada Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), com a coordenação da professora Elisa Celmer.

Notícias Relacionadas
Na tarde de quinta-feira, 2, se reuniu, de forma online, o comitê - de caráter permanente, consultivo e propositivo -, o órgão tem como objetivo assessorar a Caid e para isso, o comitê é composto por seis comissões temáticas: Assuntos Afro-brasileiro; Assuntos Indígenas; Acessibilidade e Inclusão; Gênero e Diversidades; Saúde Mental e a comissão especial de Combate ao Assédio, que segundo a coordenadora da Caid, se trata de uma questão que perpassa as demais e por isso será composta por representantes de cada uma das comissões.

O reitor Danilo Giroldo iniciou a reunião dando as boas-vindas ao grupo e saudando a presença e o comprometimento de todos. “Estes são temas caros e complexos para a universidade e que demandam um trabalho em conjunto”. Giroldo lembrou que a gestão passou por momento de formação para que fosse possível fazer um alinhamento de ideias e a construção da metodologia de trabalho.

“Dar início a esse trabalho é um momento muito especial, pois para construir as ações afirmativas, inclusão e diversidades, é necessário uma compilação e discussão de ideias, vivências e experiências sobre essas temáticas, para então serem revertidas em políticas públicas educacionais, ações e fluxos que serão apresentadas à comunidade. As comissões constituídas nesse comitê farão um trabalho estruturante que terá desdobramentos no futuro da universidade”, mencionou o reitor ao destacar a importância do Comitê.

O gestor ressaltou o compromisso da reitoria em dar seguimento a essas questões, dando todo apoio necessário. “Todas as frentes, de alguma forma, já acontecem na FURG, agora é o momento de aperfeiçoar e preparar a universidade para o futuro”. O Vice-reitor Renato Duro disse da alegria em estar experienciando esse momento, “me sinto feliz enquanto servidor e cidadão, estar no papel de vice-reitor e poder dar esse passo importante para universidade”.

Como presidente do Comitê, Renato disse que, “essa primeira reunião do Comitê junto à Caid, estabelece um marco para a construção e aprimoramento das ações, programas e políticas afirmativas e de enfrentamento às múltiplas formas de violências junto à universidade. A partir do mês de setembro as comissões temáticas começam as reuniões a fim de debater os principais eixos a ser considerados como fundamentais para a comunidade universitária”, e reforçou que a intenção do órgão e suas comissões é de qualificar as ações afirmativas que já existem na instituição. “Debater essas temáticas é deixar um legado e tornar a universidade um lugar mais acolhedor. É um compromisso da FURG ser uma instituição pública e de qualidade que se preocupa com o ser humano”.

Convidados pelo vice-reitor, os presentes se apresentaram, contaram brevemente suas experiências e dedicação dentro de cada temática e se disseram prontos e ansiosos para contribuir com seus conhecimentos.

A coordenadora da Caid, Elisa Celmer, antes de apresentar como se dará a organização dos trabalhos, mencionou que, “pensar políticas públicas na universidade, dentro dessas temáticas, é qualificar o ingresso e a permanência da comunidade acadêmica – alunos, professores, técnicos-administrativos em educação e terceirizados. A intenção é criar e aperfeiçoar políticas que deem conta dessas questões, para tornar a universidade um ambiente sadio”.