Seguindo os resultados apresentados na 14ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático Extremo, em atualização divulgada na manhã desta sexta-feira, 24, o Comitê de Eventos Extremos da FURG publicou cenários complementares para os municípios de São José do Norte, São Lourenço do Sul e Pelotas. Os dados contemplam o período de 23 a 27 de maio, e foram obtidos por meio da modelagem numérica do comportamento do nível das águas da região sul da Lagoa dos Patos.
O Boletim, disponível ao final deste texto, estampa três figuras, que ilustram séries temporais horárias do nível do estuário para as cidades acima citadas. As informações foram extraídas de pontos específicos da Lagoa dos Patos nas proximidades de cada cidade; adicionalmente, os gráficos mostram o desvio padrão da projeção, definido pela comparação entre dados medidos e previsões do modelo. “Ou seja, foi monitorado, de tempos em tempos, a diferença entre o valor projetado do modelo e a medida real lida na régua”, aponta o relatório.
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
Divulgada abertura das inscrições para o Processo Seletivo Próprio 2025/1
Cenários
Para a cidade de São José do Norte, entre 23 e 27 de maio, a previsão indica níveis máximos em torno de 2,30m na madrugada de 24 de maio. Os dados também apontam que os níveis terão uma redução de cerca de 80cm nesta sexta-feira, 24, voltando a subir ao longo do final de semana, até atingir um pico máximo na segunda-feira, 27.
Em Pelotas, no mesmo período, a previsão indica níveis máximos em torno de 2,65m na madrugada de 24 de maio. Os dados também indicam que os níveis terão uma redução de cerca de 1,20m, ao longo desta sexta-feira, 24, voltando a subir ao longo dos dias 25, 26 e 27, até um pico máximo na noite desta segunda-feira, 27.
Para a cidade de São Lourenço do Sul, entre 23 e 27 de maio, a previsão indica níveis máximos em torno de 2,65m para esta última madrugada, 24. Os dados também apontam uma redução de cerca de 90cm no nível do estuário ao longo desta sexta-feira, 24, voltando a subir ao longo dos dias 25, 26 e 27.
A tendência de aumento observada a partir da próxima segunda-feira, 27, será reconfirmada na próxima atualização da simulação.
Por fim, continue atento aos conteúdos divulgados nas plataformas oficiais da Universidade, uma vez que os resultados do modelo vêm fornecendo previsões confiáveis da variabilidade do nível das águas na região sul da Lagoa dos Patos e pretende-se gerar outras previsões de curto prazo.