No intuito de estimular e coordenar projetos relacionados aos estudos e aproveitamento do Mar Brasileiro, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), divulga o regulamento para participação na 2ª edição do seu Concurso de Redação. O tema aborda o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, o Trabalho dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, voltado para a definição da fronteira leste do país. A inscrição é gratuita; interessados deverão enviar suas redações até o dia 8 de setembro, por meio de submissão digital junto ao site: www.cembra.org.br/concurso-redacao.
As dez melhores redações de cada categoria – dividas conforme nível de escolaridade: 6ª ao 9º ano, Médio e Superior - serão selecionadas para diagramação e divulgação no site do Centro. Os autores receberão um diploma e a premiação de um exemplar da 3ª edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”; o primeiro lugar de cada categoria receberá um tablet e o convite para conhecer o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil.
De acordo com o Cembra, o concurso busca fomentar uma compreensão mais ampla sobre o trabalho empenhado para traçar as fronteiras marítimas do Brasil. “Ao desafiar os participantes a explorar e refletir sobre o Leplac, busca-se não apenas aumentar o conhecimento sobre o tema, mas também promover uma conscientização sobre a importância de definir os limites finais do Mar Brasileiro, a Amazônia Azul”, escreve o regulamento.
Além disso, é por meio desta ação que o Cembra busca incentivar o desenvolvimento de habilidades analíticas entre os participantes, que, por meio da escrita, podem compartilhar perspectivas individuais sobre o tema, contribuindo para um diálogo construtivo acerca de políticas e práticas que promovam a conservação e o uso sustentável dos recursos do Mar Brasileiro.
Estão aptos para participação no concurso pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, devidamente matriculadas em um dos níveis de escolaridade das três categorias até a data limite das inscrições. As redações, por sua vez, devem ser obras inéditas e em língua portuguesa, com número mínimo de 20 linhas e máximo de 40.
Confira o Regulamento na íntegra a seguir.