Durante o Julho Amarelo, mês dedicado ao combate às hepatites virais, o Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) e o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizam a campanha "Eu me cuido, eu peço o teste!". O objetivo da campanha é conscientizar para a realização da testagem das doenças infecciosas: HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.
Último dia de inscrições para Escola Regional de Redes de Computadores
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
A testagem é gratuita, sigilosa e segura. Basta uma gota de sangue e, em apenas 30 minutos, é possível realizar os exames. Se algum resultado for positivo, o paciente é orientado e encaminhado para fazer investigações complementares e iniciar o tratamento. O diagnóstico precoce é importante, pois conforme salientou a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, "somente com a identificação da doença, é possível tratá-la e, o quanto antes iniciar o tratamento, maior será a chance de recuperação". Os testes podem ser realizados no HU-FURG e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que no Hospital, os pacientes podem solicitar a testagem rápida durante qualquer consulta ambulatorial.
Vale lembrar que essas doenças infecciosas podem ser prevenidas com alguns cuidados pessoais básicos, evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, e usar preservativo nas relações sexuais.
Por que fazer o teste rápido de HIV/aids?
• Porque iniciar o tratamento o quanto antes, traz mais qualidade de vida;
• Se você tem o HIV e não sabe, pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas;
• A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento gratuito;
• Em caso de gravidez, toda a gestante com HIV deve fazer o uso do coquetel, pois ele reduz o risco de transmissão do vírus para o filho;
• E se você teve ou acha que teve uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), também é importante fazer o teste de HIV.
Por que fazer o teste rápido de sífilis?
• Porque uma pessoa pode ter sífilis e passar muito tempo sem sentir nada;
• Porque sífilis tem cura e tratamento gratuito na rede pública;
• Porque tratar o quanto antes previne que a sífilis avance silenciosamente e se agrave;
• Em caso de gravidez, a gestante com sífilis pode ter filhos sem sífilis, se fizer o tratamento durante a gestação.
Por que fazer o teste rápido de hepatite B e C?
• Com o diagnóstico precoce, você tem melhor resposta do organismo ao tratamento, garantindo melhor qualidade de vida;
• A doença não apresenta sintomas em 95% dos casos, sendo comum o diagnóstico já em estágio avançado;
• Com o diagnóstico tardio, a doença pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado;
• Se você tem hepatite B ou C e não sabe, pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas.
Tratamento no HU-FURG
O HU-FURG é referência regional para os tratamentos de hepatite C e doenças infecciosas, contando com o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) e com o Serviço de Assistência Especializada Infectologia (SAE Infectologia). O Cammi é responsável pelo acolhimento e o aconselhamento dos pacientes com o vírus da hepatite C, e está localizado na Ala Verde, 2º andar da área hospitalar.
Em 2018, o Centro possibilitou tratamento integral e gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), a 105 pacientes e, em 2019, são 171 pacientes atendidos e outros 60 usuários na fila de espera da medicação. Já, o SAE Infectologia está localizado no 2º andar do Prédio Anexo e presta assistência aos pacientes portadores do vírus HIV/aids, realizando acolhimento e aconselhamento pré e pós teste para HIV; diagnóstico, consultas e procedimentos diversos e internações. O Serviço possui uma equipe multidisciplinar que presta atendimento especializado e oferece assistência de acordo com o grau de complexidade da enfermidade e necessidades do indivíduo.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.