ADMINISTRAÇÃO

A gestão em 100 dias: confira algumas das principais ações da FURG no primeiro trimestre letivo de 2025

Período foi marcado por avanços em todas as áreas administrativas

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Nesta sexta-feira, 24, a nova gestão administrativa da Universidade completa 100 dias de atuação, e, neste período, uma série de ações importantes e demandas estudantis foram desenvolvidas através do esforço coletivo de diferentes atores da comunidade acadêmica. Para marcar esta data importante, a reitora Suzane Gonçalves – em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) – gravou uma mensagem especial, destacando algumas conquistas importantes do período, confira aqui.

Em termos práticos, os primeiros 100 dias de uma gestão são fundamentais, pois, além de um período de transição, é o momento de realização dos planos de curto prazo, que porventura, dão o tom da administração.

“Este período, embora breve no calendário, tem sido marcado por uma escuta ativa, planejamento estratégico e a construção de ações concretas que já começam a refletir em melhorias para nossa comunidade acadêmica. Nestes dias de trabalho intenso, pudemos observar e atuar dentro da realidade institucional, dialogando com os diferentes setores da Universidade, para que, assim, dar forma às devidas prioridades”, comenta o vice-reitor, Ednei Primel.

“Sabemos que os desafios são muitos: estruturais, orçamentários e sociais, mas acreditamos no poder da gestão participativa e no potencial transformador de uma Universidade gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Os primeiros 100 dias não encerram uma etapa; eles abrem caminhos para um trabalho cada vez mais pautado no compromisso ético e na responsabilidade pública”, completa o gestor.

Confira a seguir algumas dessas ações:

Relações Internacionais

Com foco em acolher estudantes estrangeiros recém-chegados, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) concebeu o projeto Amigo Internacional. A iniciativa conta com o apoio da própria comunidade universitária para conectar discentes da Universidade com os novos estudantes internacionais, auxiliando na adaptação ao ambiente acadêmico e cultural. Os participantes do projeto também recebem horas complementares.

Além disso, a secretaria também organizou um evento institucional voltado ao acolhimento desses estudantes internacionais, promovendo integração e oferecendo informações fundamentais para o início do período letivo. No âmbito de gestão e inovação, a Reinter iniciou o desenvolvimento de um sistema digital de check-in, que permitirá melhor acompanhamento das oportunidades e ações de internacionalização e mobilidade.

Ainda em tempo, também foi iniciada a criação de um novo site, com o objetivo de aprimorar a comunicação institucional e facilitar o acesso às informações sobre programas e ações de internacionalização.

Gestão de pessoas

Considerando a importância da Progressão Funcional dos Técnicos-administrativos em Educação (TAEs), a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) finalizou a análise dos dados funcionais dos TAEs conforme os critérios da Medida Provisória nº 1.286/2024, que alterou significativamente a gestão de carreiras, cargos e remunerações no âmbito do Poder Executivo Federal.

O levantamento resultou na listagem dos servidores aptos à progressão funcional por mérito, observando critérios como tempo mínimo na função e desempenho individual. Entre os ajustes administrativos, a Progep organizou um cronograma de implementação dos novos reajustes salariais e desenvolveu um FAQ com dúvidas frequentes sobre a Medida supracitada.

Extensão e Cultura

Com grafitti, música e integração, a primeira edição da Acolhida Cidadã em 2025 trouxe cultura e pertencimento aos campi da FURG. Na abertura do ano letivo, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) promoveu algumas intervenções culturais em todos os espaços da Universidade. Na oportunidade, foram desenvolvidos cinco painéis artísticos, utilizando a técnica de Grafitti, de autoria de artistas regionais; além disso, também foi oferecida uma programação com apresentações musicais.

Outro importante marco cultural neste período é a concepção e início do projeto de reinauguração da Livraria da FURG, previsto para junho deste ano. O espaço, localizado no Centro de Convivência (CC) do campus Carreiros, já está recebendo reformas internas; a proposta deste novo ambiente inclui a comercialização de livros e produtos com a marca da Universidade, além de papelaria com itens pertinentes ao viver universitário.

Pensando na multicampia e na integração interna das equipes que trabalham na extensão e na cultura da Universidade, no início de abril foi realizado o primeiro Seminário de Integração e Planejamento da Proexc.

Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade

No sentido de garantir a segurança e a dignidade para toda comunidade universitária, a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Secaid) deu início à implementação do Plano Setorial de Enfrentamento ao Assédio e outras formas de violência na FURG. A iniciativa se divide em três eixos: Prevenção, Acolhimento e Tratamento de Denúncias.

Além de condições dignas de permanência, é necessário qualificar também os processos de ingresso que envolvem ações afirmativas. Para isso, a Secaid capitaneou um processo de capacitação e articulação para ampliar a eficácia dos processos de Heteroidentificação – com a participação de 30 docentes e técnicos – e acessibilidade, por meio de um encontro destinado ao debate dos desafios e estratégias do atendimento de estudantes com necessidades específicas.

Diálogo Interinstitucional e Formação Regional

Ainda neste primeiro semestre letivo, a FURG sediou a 5ª Reunião do Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas do RS, reunindo representantes de diversas universidades federais para discutir os desafios das bancas de heteroidentificação e propor diretrizes comuns. Além disso, reuniu mais de 150 coordenadores de escolas de ensino fundamental durante o Encontro Pneerq: Trilhas, realizado no Cidec-sul. A formação abordou a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, com apoio de diferentes instituições públicas da região sul.

Inovação e Tecnologia da Informação

A Unidade Embrapii da Universidade (Itec/FURG) alcançou dois terços das metas previstas para o ano neste período de 100 dias de gestão, com destaque para a assinatura de um projeto estratégico com a Petrobras nas áreas de Transformação Digital e Inteligência Artificial Generativa. Paralelamente, foi proposta a construção de um novo datacenter; a iniciativa é mais uma importante ação para posicionar a FURG como referência nacional em TI até 2030.

Iniciativas Estruturantes Ampliam Ecossistema de Inovação da Universidade
Por meio da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), foi proposta a criação de novas estruturas transversais institucionais, incluindo dois novos centros de referência: o Centro Institucional de Eventos Extremos (Ciex) e o Centro em Saúde Digital (Nupidigi), com outras unidades em articulação. No âmbito do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), foram credenciadas onze novas empresas e identificados 50 OpenLabs atuando dentro de grupos de pesquisa da FURG.

Infraestrutura

A reitoria, em parceria com a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), liderou melhorias no campus Carreiros, como instalação de novas cortinas nos pavilhões acadêmicos e uma série de renovações no CC como um novo bebedouro, iluminação, ampliação do sinal de internet, reforma dos banheiros e do deck externo, além da troca de vidraças afetadas pela última passagem de evento extremo. A ação garantiu melhores condições em estrutura para o retorno às aulas e, sobretudo, entrega para a comunidade algo que há muito tempo era reivindicado pelos estudantes.

Durante a visita aos campi na Acolhida Cidadã, equipes da reitoria e da Proinfra iniciaram um mapeamento estrutural para também contemplar estas unidades com reformas e renovações.

Planejamento e Administração

Em parceria com a Proinfra, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) realizou formações voltadas a servidores das áreas de obras e planejamento, buscando qualificar o trabalho das equipes institucionais. Além disso, a pasta atuou intensamente na preparação para o processo de avaliação institucional do Ministério da Educação que, em 2025, realizará o processo de avaliação para 24 cursos da FURG.

Novo Plano Institucional em Construção

Desde o início do ano, as equipes de administração e planejamento da Universidade deram início ao processo de construção de um Plano Institucional da FURG, alinhado aos projetos estratégicos da gestão. Em conjunto com o Comitê Assessor de Planejamento (CAP), a pró-reitoria analisa os planos de ação das unidades acadêmicas e administrativas para compor o novo programa de ação institucional.

Integração Universidade-Sociedade

A reitoria convocou no dia 9 de abril a retomada do Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius), fortalecendo o diálogo com a comunidade externa. Participaram da ação lideranças sociais, culturais e agentes públicos, em um debate sobre o novo regimento e a apresentação da nova gestão da FURG.

Equidade de Gênero

Cumprindo o que foi prometido durante a campanha para a pesquisa de opinião para a reitoria, a nova gestão garantiu a paridade de gênero nos cargos de gestão. Tanto entre os cargos principais (reitoria, pró-reitorias e órgãos vinculados) quanto entre diretores de unidades administrativas, a proporção é de 50% homens e 50% mulheres.

Integridade, Transparência e Controle Social

A Ouvidoria da Universidade, por meio da Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social lançou uma iniciativa para divulgar dados e informes relacionados ao tema que se debruça. A publicação será veiculada trimestralmente no site da Ouvidoria, ampliando a transparência e a comunicação com a comunidade.

Fora dos muros da Universidade, em janeiro, a ouvidoria atuou em parceria com o município do Rio Grande, reuniu-se com o ouvidor municipal para compartilhar experiências da Universidade com a plataforma Fala.BR. O foco do encontro foi o uso do Módulo de Triagem e Tratamento, que permite tramitação interna segura, protegendo dados sensíveis e garantindo os direitos dos denunciantes.

Pesquisa e Pós-Graduação

Em ação conjunta da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) com a Reinter, a FURG teve sua pré-qualificação habilitada no Edital de Adesão nº 08/2025 da CAPES, que visa pré-qualificar instituições para adesão à Rede BRICS-NU, que reúne as principais universidades dos países que compõem o Brics: Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul.

Também neste período foi lançado o Edital de Mobilidade Discente, voltado à realização de missões de estudo de curta duração, nacionais e internacionais, entre março e maio de 2025. A ação fortalece a formação dos discentes por meio da participação em disciplinas, coorientações, cursos e treinamentos que ampliam a qualidade das dissertações e teses.

Ainda tratando de oportunidades, a Propesp realizou uma chamada interna para a distribuição de Bolsas CAPES com critério de equidade. Ao todo foram distribuídas 20 bolsas priorizando estudantes em situação de vulnerabilidade, beneficiários de ações afirmativas e mulheres, com foco especial em mães. Outras 12 bolsas serão distribuídas para ingressantes do segundo semestre letivo de 2025. A medida fortalece o compromisso institucional com a inclusão e equidade na pós-graduação.

Outra oportunidade fomentada pela Propesp nestes 100 dias de gestão foi o lançamento do edital de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação. A iniciativa teve o objetivo de engajar estudantes de graduação nos projetos da Universidade, contribuindo para sua formação e inserção na pós-graduação ou no mercado. A edição 2025 traz como novidade a adaptação à Resolução nº 45/2024, garantindo a reserva mínima de 30% das vagas para ações afirmativas. Além disso, a FURG aprovou um projeto institucional junto ao CNPq que garante a concessão de 23 bolsas de mestrado e 9 bolsas de doutorado para implementação em 2025, totalizando mais de 2 milhões de reais.

No quesito representatividade, a Pró-Reitoria buscou, desde o início do ano, mais aproximação com a Associação de Pós-graduação da FURG, apoiando atividades realizadas durante a Acolhida Cidadã e retomando a participação de representação discente no Comitê de Pós-graduação stricto sensu, após muitos anos de ausência.

Por fim, destaca-se ainda a realização de um workshop voltado para habilitar e formar pesquisadores para concorrer em um edital de formento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERGS). A ação contou com 84 participantes de diversas áreas do conhecimento, além de pesquisadores experientes na condição de painelistas, abordando estruturação de projetos, critérios orçamentários e dicas para a plataforma SigFapergs. 

Educação a Distância

Com formação virtual, Secretaria de Educação a Distância (Sead) reuniu professores Conteudistas de Curso em Cultura Oceânica, do curso de especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica; a ação foi realizada em parceria com a UFSC e outras sete universidades colaboradoras.

Além disso, a secretaria vem, desde o início do ano letivo, organizando e divulgando uma série de oportunidades em bolsas; além disso, foram realizadas reuniões com coordenações de curso EAD e direções de unidades acadêmicas para articular junto com pró-reitorias, as políticas de expansão, acompanhamento pedagógico e apoio à construção dos Projetos Pedagógicos de Curso, fortalecendo a interiorização da formação a distância. 

 

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Período foi marcado por avanços em todas as áreas administrativas

Hiago Reisdoerfer/Secom