Consciência negra

Educação e a relação étnico-raciais é tema de aula aberta na FURG SAP

Atividade integra a disciplina Docência e Formação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE

Foto: divulgação

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a disciplina de "Docência e Formação" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), contou com uma aula aberta para tratar sobre da educação e a relação étnico-raciais.

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A aula aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Unidade Cidade Alta (UCA) do campus FURG SAP, e foi ministrada pelo professor Dr. Gregory Luis Rolim Rosa (Instituto de Educação/FURG).

Gregory falou sobre a Lei 10.639, sancionada em janeiro de 2023, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo da educação pública e privada do país. Apesar de considerada um marco na educação brasileira e uma conquista importante do movimento negro por direitos, 71% das escolas municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação para cumprir a lei, conforme apresentou o professor.

Para Gregory, a histórica discriminação racial ainda permeia nos dias atuais, o que pode ser comprovado com a falta de oportunidades que atinge pretos e pardos em nossa sociedade. Representando 56% da população brasileira, 71% desse grupo, vive abaixo da linha da pobreza.

O professor reforçou que a luta pela educação étnico racial deve ser coletiva e por isso, considera tão importante o olhar que o campus FURG SAP tem para esta realidade, quando decide abordar, ampliando o debate e a reflexão.

A professora Halana Garcez Borowsky enfatiza a necessidade de espaços como este, para cada vez mais, discutir as questões étnico-raciais a partir da perspectiva da docência, com ênfase na Educação Básica.

 

 

 

 

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