A primeira edição do workshop “Ilha da Torotama em Perspectiva” foi realizada na quinta-feira, 29. A ação foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (Nelp) em comemoração aos 50 anos da FURG. O evento contou com a participação de estudantes da FURG e da comunidade da Ilha da Torotoma.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Idealizado pela docente Tatiane Pimpão e pela pós-graduanda Rubilaine da Costa, o objetivo foi abordar as diferentes formas de entendimento da ilha, através das perspectivas geográficas, linguísticas, artístico-culturais e econômicas.
A docente Tatiane, uma das organizadora do evento, desenvolve projetos na Ilha da Torotoma desde 2013. Segundo ela, o workshop foi pensado para “promover o conhecimento para quem não conhece e o reconhecimento para quem conhece, tudo isso a partir da ótica do morador”.
Estudante de pós-graduação em Gestão Ambiental em Municípios e moradora da Ilha da Torotoma, Rubilaine falou sobre o desconhecimento sobre a cultura e a diversidade da ilha. “Nós temos grande influência na cultura do município, seja futebol ou no carnaval, muitos talentos dentro da própria ilha. O objetivo foi mostrar para a população a participação da Ilha da Torotama no município”, comentou.
A programação do evento contou com apresentação de trabalhos com a temática da Ilha da Torotoma, roda de conversa com pescadoras locais, apresentações de dança, sobre o carnaval e o futebol da ilha, e leitura de poemas e contos de autores locais.