JORNADA FORMATIVA

Rio Grande lança Programa de Formação para Agentes e Gestores Culturais com alguns dos principais nomes da cultura brasileira

Iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da FURG reunirá mais de 100 participantes em um curso gratuito com 80 horas em outubro e novembro

A Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa do Rio Grande , em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG e curadoria de Pedro Vasconcellos, dá início à primeira edição do Programa de Formação para Agentes e Gestores Culturais, que acontece nos meses de outubro e novembro de 2025. A iniciativa reúne 115 participantes, entre agentes culturais do Rio Grande e gestores da Região Litoral Sul, em uma jornada formativa de 80 horas/aula ministradas por referências nacionais na área da cultura.

Notícias Relacionadas
O primeiro encontro será nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal do Rio Grande, com a aula "Comunicação e Cultura: a batalha das redes", ministrada por Manuela D'Ávila e Maria Fernanda Passos. O encontro é aberto ao público, ampliando o acesso e o diálogo sobre os desafios da comunicação no campo cultural contemporâneo.
O curso, gratuito e híbrido, acontece sempre às quartas e sextas-feiras e combina encontros on-line e presenciais. No mês de setembro, o lançamento do programa contou com aula inaugural da professora Cláudia Leitão, atual Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura.
A programação segue com módulos sobre Economia Criativa, Cultura Viva, Elaboração de Projetos Culturais, Políticas Afirmativas e Acessibilidade, Sistemas de Cultura e Comunicação e Marketing Cultural. Entre os docentes estão Albino Rubim, Lia Calabre, Bernardo da Mata Machado, João Paulo Pontes, entre outros nomes de destaque.
Com o objetivo de qualificar a cena cultural de Rio Grande e região, o programa promove um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento das políticas públicas de cultura. A iniciativa integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e representa um passo importante para a formação continuada de quem atua na gestão, produção e fomento cultural no Rio Grande do Sul.
A atividade de abertura promete inspirar reflexões sobre o papel da comunicação e das redes sociais na construção de narrativas culturais e democráticas. Para saber mais sobre essa e outras iniciativas da Secretaria de Município de Cultura e Economia Criativa do Rio Grande acesse a página no Instagram .

  

 

Galeria