EXTENSÃO

Projeto do curso de Biblioteconomia recebe premiação na 1ª Feira Literária de Camaquã e Região

A receptividade do público motivou o grupo a dar continuidade no projeto em escolas

O projeto de extensão “Entre livros e lendas: hora do conto na Feira do livro no Cassino”, recebeu a premiação de destaque no Ensino Universitário na 1ª Feira Literária de Camaquã e Região. A atividade foi realizada pelos acadêmicos Aline de Souza, Claudia Silveira, Carla Rodrigues e Fabiano Rodrigues, sob orientação das professoras Renata Gonçalves e Sabrina Correa, do curso de Biblioteconomia.

Notícias Relacionadas
O evento foi promovido pelo IFSUL Campus Camaquã e ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro através do canal do YouTube TP Leitor.

Para a participação no evento,  o grupo escreveu um resumo e produziu um vídeo que foi exibido durante a abertura da feira literária. O vídeo relata a experiência de ação de incentivo à leitura desenvolvida pelos acadêmicos durante a 46ª Feira do Livro da FURG.

O público atendido foram crianças com idade entre 2 e 12 anos, que frequentavam a Feira junto a seus familiares. A atividade, que consistiu na hora do conto, foi realizada em duas noites, com duas horas de duração cada.  Os alunos utilizaram o livro “Corre, Curumim!”, do escritor Laerte Silvino, que possibilita uma narrativa própria, tendo em vista a ausência de textos, e pode ser trabalhado com públicos de diferentes faixas etárias.

A escolha do livro se deu pelo objetivo de, além de incentivar à leitura literária, despertar o interesse aos valores e atitudes na preservação do meio ambiente, tendo como pano de fundo lendas do folclore brasileiro. Como resultados, o grupo obteve grande receptividade e participação do público nos dois dias realizados, bem como a satisfação por parte da equipe. Esse fato motivou o grupo a dar continuidade no projeto em escolas e desenvolver outras ações de incentivo à leitura. 

No encerramento do evento de Camaquã, foi feita a divulgação dos premiados, sendo o projeto da FURG premiado como destaque na categoria Ensino Superior.

De acordo com as coordenadoras, a participação do projeto na 1ª Feira Literária de Camaquã e Região e a premiação deixou os alunos muito orgulhosos e reforçou a vontade do grupo em dar continuidade ao projeto. 

 

Galeria

Projeto de extensão do curso de Biblioteconomia recebe premiação em Feira Literária de Camaquã e Região