O projeto de extensão “Entre livros e lendas: hora do conto na Feira do livro no Cassino”, recebeu a premiação de destaque no Ensino Universitário na 1ª Feira Literária de Camaquã e Região. A atividade foi realizada pelos acadêmicos Aline de Souza, Claudia Silveira, Carla Rodrigues e Fabiano Rodrigues, sob orientação das professoras Renata Gonçalves e Sabrina Correa, do curso de Biblioteconomia.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Para a participação no evento, o grupo escreveu um resumo e produziu um vídeo que foi exibido durante a abertura da feira literária. O vídeo relata a experiência de ação de incentivo à leitura desenvolvida pelos acadêmicos durante a 46ª Feira do Livro da FURG.
O público atendido foram crianças com idade entre 2 e 12 anos, que frequentavam a Feira junto a seus familiares. A atividade, que consistiu na hora do conto, foi realizada em duas noites, com duas horas de duração cada. Os alunos utilizaram o livro “Corre, Curumim!”, do escritor Laerte Silvino, que possibilita uma narrativa própria, tendo em vista a ausência de textos, e pode ser trabalhado com públicos de diferentes faixas etárias.
A escolha do livro se deu pelo objetivo de, além de incentivar à leitura literária, despertar o interesse aos valores e atitudes na preservação do meio ambiente, tendo como pano de fundo lendas do folclore brasileiro. Como resultados, o grupo obteve grande receptividade e participação do público nos dois dias realizados, bem como a satisfação por parte da equipe. Esse fato motivou o grupo a dar continuidade no projeto em escolas e desenvolver outras ações de incentivo à leitura.
No encerramento do evento de Camaquã, foi feita a divulgação dos premiados, sendo o projeto da FURG premiado como destaque na categoria Ensino Superior.
De acordo com as coordenadoras, a participação do projeto na 1ª Feira Literária de Camaquã e Região e a premiação deixou os alunos muito orgulhosos e reforçou a vontade do grupo em dar continuidade ao projeto.