HALLOWEEN

Projeto divulga poesias de terror neste Dia das Bruxas

Edição especial do Afetos Políticos destaca obras de Lilian Ney

O projeto Afetos Políticos, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (ICB/FURG), está divulgando poesias de terror da escritora Lilian Ney neste Dia das Bruxas (Halloween), 31 de outubro.

Notícias Relacionadas

Idealizador do projeto junto com a hoje pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Amaral, o técnico administrativo em educação do ICB, Claudio Trindade, conta que a edição especial foi pensada para marcar a data, seguindo a mesma proposta do projeto, de compartilhamento de poesias pelo celular, ação iniciada durante a pandemia de Covid-19.

Ele explica que, depois desse período da pandemia, o compartilhamento seguiu ocorrendo com aceitação cada vez mais crescente: "A ideia, desde o início, era fazer o compartilhamento pelo celular. Começamos, entre a gente, como amigos, a enviar os áudios naquele período de distanciamento, até compartilharmos e construirmos o projeto. Aos poucos, fomos atingindo mais pessoas".

Assim, do celular, a iniciativa passou também ao Instagram e ao Spotify. "Seguimos compartilhando os áudios toda sexta-feira e depois vamos subindo ao longo do dia para as plataformas digitais", afirma.

Nesta edição especial, são cinco poemas de Lílian, declamados pelo Claudio Trindade e por Priscila Trindade, Raphael de Boer, Marina Lima e a própria autora, com edição e sonoplastia de Muryllo Castro.

Sobre a escrita de poesias de terror Lilian Ney, técnica-administrativa em educação na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), revela: "O terror sempre me fascinou, o escuro, o inesperado, uma porta que range, uma cortina esvoaçante sem que haja vento algum, um choro longe, um uivo no meio da madrugada, tudo isso, vai se transformando em poesia, pequenos sustos poéticos".

Lilian explica que os poemas escolhidos para esta edição especial do Afetos Políticos foram escritos em momentos diferentes. "Chegaram, às vezes, no meio da noite preenchendo a insônia das 3h da madrugada, outras, no meio do trânsito caótico; algumas, como a infantil, surge com uma série que assombra a criança que nos habita e que também encanta as crianças, o susto, o grito, a coberta que se puxa para tapar a cabeça; alguns de profunda dor em busca da própria sanidade", completa.

A autora finaliza, bem no clima da celebração popular que mexe com o imaginário coletivo neste final do mês: "Não têm uma lógica, nem uma metodologia específica, grande parte deles entram sem pedir licença, assim como o terror que não bate na porta, simplesmente a escancara e mostra sua cara desfigurada. Uma curiosidade mórbida, uma busca por sensações que nos tirem da zona de segurança, a quebra do normal, exploração sensorial, a adrenalina que acelera o coração...".

Sobre o projeto

O projeto cultural Afetos Políticos tem como objetivo proporcionar momentos de afetos e promover uma reflexão sobre o sentido político da vida. A palavra política é retomada em sua raiz grega "polis", como a arte de viver em comunidade, promovendo o reencontro, de pessoas e palavras, de singularidades em coletivos.

O projeto conta com a parceria da Diretoria de Arte e Cultura (DAC/Proexc/FURG) e da Secretaria de Educação à Distância (Sead/FURG), já está na terceira temporada e convida interessados a enviar gravações de poemas e/ou textos para compartilhar essa experiência.

Os áudios do Afetos Políticos estão disponíveis no Spotify. Saiba mais no perfil do projeto no Instagram. Confira abaixo o cartaz e áudio desta edição especial.

                  4 Áudio

 

 

Galeria

Cartaz de divulgação