EXTENSÃO

Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola promove formação em rede

Em 9ª edição, atividades foram realizadas de forma online devido à pandemia de Covid-19

O projeto de extensão “Cirandar: rodas de investigação desde a escola” promove a integração entre escola e universidade. Em sua 9ª edição na FURG, as atividades iniciaram em março com lives semanais com a participação de professores da universidade e de instituições externas.

Notícias Relacionadas
Nos encontros foram abordados temas relacionados ao contexto da docência em tempos de pandemia e em agosto o projeto centralizou suas atividades no processo formativo por meio da escrita, da leitura e de conversas em rodas de formação online. O encerramento do Cirandar 2020 está previsto para março de 2021 de modo online com a partilha das cartas de sala de aula escrita por cada participante durante o processo de formação.

A Rede Cirandar, no ano de 2020, conta com a parceria de escolas e universidades dos municípios de Rio Grande, Caçapava do Sul, São Gabriel, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Uruguaiana, Pelotas e também dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. São 18 coordenadores realizando a mediação de 13 rodas de formação com encontros síncronos mensais entre coordenadores, professores da educação básica, professores da universidade e acadêmicos das licenciaturas.

O projeto é direcionado para a compreensão dos participantes do papel político que docentes assumem na autoria de suas práticas em sala de aula, em diferentes níveis e modalidade de ensino.