No dia 12 de maio, o Coletivo Camaleão, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) e a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Secaid) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) se uniram para promover uma programação especial em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a ser celebrado em 17 de maio.
Nova geração do rock rio-grandino é atração da próxima Quinta Cultural na FURG
Curso "África: História, Cultura e Sociedade" abre inscrições
3ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será em julho
A data simboliza a luta pelo direito de todas as pessoas viverem com dignidade, liberdade e segurança. As atividades ocorreram nos três turnos, no Centro de Convivência e no Prédio do Movimento Estudantil, no Campus Rio Grande, Unidade Carreiros, reunindo momentos de troca, reflexão e integração, por meio de café integrador, cine-debate, rodas de conversa, entre outras ações voltadas à promoção do respeito às diferenças e ao combate à LGBTfobia.
Para os organizadores, mais do que marcar uma data simbólica, a programação reafirmou a importância da construção de espaços mais inclusivos, seguros e democráticos, onde todas as identidades e formas de amar sejam reconhecidas, respeitadas e valorizadas.
A iniciativa integrou as atividades municipais de enfrentamento à LGBTfobia e buscou fortalecer o debate sobre diversidade, respeito e garantia de direitos da população LGBTQIA+. Os organizadores enfatizam que, apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, a discriminação, o preconceito e a violência contra pessoas LGBTQIA+ ainda fazem parte da realidade de muitas pessoas, evidenciando a importância de ações coletivas de conscientização e acolhimento.