DEBATE LITERÁRIO

Programa Socializando a Leitura promove Multiconversas Literárias

Evento acontece no formato online de 8 a 19 de fevereiro

O Programa Socializando a Leitura promove a partir da próxima terça-feira, 8, mais um Conversas Literárias. Os encontros acontecem no formato online e serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da FURG às 20h. Neste ano o evento foi denominado de “Multiconversas Literárias”, pois acontecerão dois tipos de conversa, parte são poetas e romancistas e é sempre legal ouvir esses autores; e outra parte são professores que vão falar sobre alguns temas literários”, explica o coordenador do evento, professor Artur Vaz do Instituto de Letras e Artes (ILA).

Notícias Relacionadas
O evento começa no dia 8 com o XXIII Sarau Literarte: “Vozes latinas”, outro projeto integrante do Programa “Socializando a Leitura”, que prevê espaço para o público em geral declamar textos literários.
O objetivo do evento é realizar a divulgação dos autores e promover um espaço para o debate de temas literários de interesse público. Participam do evento os autores: Enéias Tavares, Caio Ritter, Lourenço Cazarré e Fábian Severo (Uruguai) e os professores: Fabiane Verardi, María Inés Arrizabalaga (Argentina), Eder Silveira e Luís Augusto Fischer. Além da temática juvenil LGBTQIA+ temas como literatura fantástica, infantil, latino-americana, Oswald de Andrade e a História da Literatura no Rio Grande do Sul estarão presentes nos debates.

Edições anteriores

Nas duas primeiras edições, 2017 e 2018, o projeto chamou-se "Conversas literárias: socializando a leitura" e fez uma parceria com a Livraria Vanguarda. Esses dois anos de experiências trouxe frutos importantes tanto no âmbito extensionista, como a possibilidade de novas parcerias, quanto no âmbito acadêmico, como participação dos bolsistas e convidados da comunidade em eventos - seminários e programas de pós-graduação.

Em 2019, houve o "Conversas Literárias na escola: socializando a leitura", na escola Juvenal Miller, por exemplo. A diversidade de idades e a presença de um curso de formação de professores promoveu excelente espaço para discutir literatura como objeto cultural e, em especial, os diversos suportes que a viabilizam.

Em 2020 e 2021, com o distanciamento social, o projeto converteu-se no “Desconversas literárias”, com gravações on-line sobre autores e obras literárias disponibilizadas no Youtube.

Em 2022, com a manutenção do distanciamento social, a organização do evento optou por um ciclo de conversas com autores e professores de literatura.