O Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE) e o Núcleo de Educação Filosófica do Extremo Sul (NESEF), do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), promovem um pré-curso com atividades formativas sobre as especificidades da vida acadêmica no ensino superior.
Prazo para inscrição de audiovisuais na Mapa 2025 encerra no domingo
Curso de Direito prepara aula magna com ministro do Superior Tribunal Militar
Cine ILA promove Mostra Cine Quilombola
A iniciativa oferece aos estudantes da FURG a oportunidade de refletir sobre a vida estudiosa no Ensino Superior, considerando sua espacialidade e temporalidade; compreender e praticar a escrita acadêmica, desenvolvendo um estilo próprio e desenvolver habilidades de retórica para aprimorar a comunicação, a apresentação e a persuasão.
O pré-curso será realizado em três encontros presenciais, no auditório do Instituto de Educação (IE), no Campus Carreiros da FURG, sempre das 17h às 18h30. A primeira atividade será a "Oficina de Escrita Acadêmica", no dia 17 de outubro, com a prof.ª drª. Ana Lara Casagrande (UFMT).
Em novembro estão previstos os encontros "O ofício do estudante e a vida estudiosa: uma introdução útil para a inutilidade, com os professores dr. Cleriston Petry (FURG) e dr. Filipi Vieira Amorim (FURG), no dia 3; e "Retórica, comunicação e apresentação de trabalhos avaliativos no Ensino Superior", com o prof. dr. Cleriston Petry (FURG), no dia 21.
O evento tem perspectiva filosófica, especialmente a partir do conceito do "cuidado de si". "O estudo é um exercício (áskesis) que o indivíduo realiza de si sobre si mesmo, um treinamento que envolve práticas, repetições e a formação de hábitos. Estudar pressupõe pensar, escrever, ler, comunicar e um retorno à própria atividade e a si mesmo", explica um dos coordenadores do projeto de ensino, professor Cleriston Petry.
São oferecidas 50 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro. Mais informações e inscrições pelo Sinsc.
Confira abaixo os cartazes do evento.