LETRAS E ARTES

PPGL promove curso "Antonin Artaud e suas repercussões: linguagem, teatro, cinema, literatura e psicanálise"

Evento é uma parceria da FURG com a UNB e conta com o Fomento de Apoio à Cultura

"Antonin Artaud e suas repercussões: linguagem, teatro, cinema, literatura e psicanálise", será um curso de curta-duração, ministrado pelo professor Roberto Medina, que realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da FURG, e abordará sobre a produção de Antonin Artaud como pensador e artista das áreas do teatro, cinema e literatura. O evento de cinco dias acontece entre 17 e 21 de outubro, de forma presencial, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA), no campus Carreiros.

Notícias Relacionadas
O curso terá a supervisão do professor Adail Sobral (PPGL/FURG) e cosupervisão da professora Marcia Cristina Maesso, do Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília, promovendo assim a integração e a divulgação de pesquisas e de práticas artísticas entre o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul. O evento conta com o Fomento de Apoio à Cultura (FAC/Conexão-DF).

Os encontros têm como o objetivo discutir elementos teóricos e estéticos na obra artaudiana, geradores de questões que promovam novas possibilidades de reflexão sobre cultura, linguagem e arte; as mesmas interrogações que atravessaram o século XX e XXI, influenciando artistas e pensadores. E abordará a múltipla obra de Antonin Artaud (1896-1948) por meio do estudo de conceitos, do desenvolvimento do imaginário e das técnicas das seguintes linguagens: teatral, cinematográfica, psicanalítica, literária e pictórica, considerando as variadas correntes estéticas e ideológicas no campo criativo e artístico.

Para ter mais informações, consulte o plano detalhado do curso disponível abaixo.

As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Plano do curso