COMPUTAÇÃO

PET-C3 promove palestra com egresso acerca da ciência por trás das urnas eletrônicas

Bruno de Carvalho Albertini é formado em Engenharia da Computação pela FURG

Nesta segunda-feira, 9, às 18h, o PET-C3, do Centro de Ciências Computacionais (C3), promoverá um evento virtual para debater a ciência por trás das urnas eletrônicas do Brasil. A ação contará com a palestra do professor Bruno de Carvalho Albertini, da Universidade de São Paulo (USP); o convidado é egresso da FURG, formado em Engenharia de Computação.

Notícias Relacionadas
O evento “Urnas Eletrônicas e Como Elas Funcionam?” acontecerá em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do C3 – disponível aqui -, e abordará temas como a fabricação, sistema, estrutura de dados, manipulação, estrutura de votação e muito mais.

Sobre o palestrante

Enquanto carreira acadêmica, Bruno possui graduação em Engenharia de Computação – FURG – (2005); e mestrado (2007) e doutorado (2012) pelo Instituto de Computação da Unicamp. Enquanto carreira profissional, atua na Universidade de São Paulo (USP), junto ao departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica, onde é professor e pesquisador em dedicação integral desde 2014.

Ainda durante a graduação, especializou-se em Arquitetura de Computadores, além de desempenhar atividades na área de hardware, desde o transistor até sistemas embarcados, com aplicações no meio ambiente e biodiversidade.

No período das eleições de 2022, Bruno foi escolhido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como um dos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições. A comissão foi criada como uma das medidas anunciadas pelo tribunal visando a ampliação da transparência das urnas eletrônicas e do sistema de votação brasileiro. 

Assunto: Eventos