PALESTRA

“O que fazem os físicos”? tem último encontro nesta terça-feira, 15

Objetivo é apresentar a atuação dos profissionais para além das funções associadas à pesquisa e ensino

Acontece nesta terça-feira, 15, o quinto e último encontro da edição do ciclo de palestras "O que fazem os Físicos?", produzido em parceria entre o Diretório Acadêmico de Física (DAF) e o projeto Na Praia da Ciência. Desta vez o convidado é Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública na Fiocruz. O encontro ocorrerá no canal do YouTube DAF a partir das 18h.

Notícias Relacionadas
O objetivo do projeto é apresentar a atuação dos físicos em diversas áreas da sociedade, além das funções de professor, pesquisador, cientista ou qualquer outra profissão associada com pesquisa ou ensino. A atividade busca contribuir para a resolução de problemas em outras áreas, sejam eles de qualquer natureza.

Sobre o palestrante

Marcelo Gomes é doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com tese em modelos matemáticos e computacionais de transmissão de doenças. Fez pós-doutorado no Laboratory for the Modeling of Biological and Socio-technical Systems (MOBS-Lab) da Northeastern University, e no Programa de Computação Científica da Fiocruz, trabalhando com teoria de redes e mobilidade humana aplicada à epidemiologia, bem como modelos de vigilância epidemiológica.

Trabalhou em pesquisas voltadas para análise de situação durante os surtos de Ebola no Oeste Africano em 2014, e Zika e covid-19 no Brasil em 2016 e 2020, respectivamente.

Atualmente é Pesquisador em saúde pública na Fiocruz, integrante do Grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica do Programa da Computação Científica (MAVE, PROCC/Fiocruz), especializado em modelos de transmissão de doenças e vigilância epidemiológica. Coordenador do sistema InfoGripe, ferramenta desenvolvida pelo MAVE em parceira com o Ministério da Saúde para análise de situação das notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o país; colaborador científico da rede nacional de vigilância de vírus respiratórios; e membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-COVID, Ministério da Saúde).